O Núcleo de ESG da Fiems iniciou, nesta quarta-feira (29/11), em Corumbá, a coleta de informações para o desenvolvimento do plano de sustentabilidade da Câmara de Vereadores. A instituição, com atuação no principal município do Pantanal sul-mato-grossense, é a primeira a participar da iniciativa.
Entre os objetivos da ação, estão a implantação de práticas de sustentabilidade na gestão pública e alinhamento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
De acordo com a assessora do Núcleo de Sustentabilidade e ESG, Cláudia Borges, nesta primeira etapa será feito o levantamento de informações prévias e temas materiais, em que são mapeadas ações já existentes, atores envolvidos e expectativas em relação ao projeto.
“Cada entidade tem papel fundamental na constituição deste desenho para sociedade. Precisamos ter um plano para enfrentar os diversos desafios. A Câmara de Corumbá é a primeira instituição atendida e servirá de modelo em futuras adesões”, explicou.
A coleta de informações foi feita através de entrevistas com os parlamentares, na sede da instituição. Na ocasião, foram mapeadas iniciativas já existentes, como a Lei Municipal que estabelece o Junho Verde, de iniciativa dos vereadores, e o processo de implantação de placas de energia solar no prédio da Câmara.
O termo de cooperação para implantação de práticas sustentáveis no legislativo municipal foi assinado no início de novembro.