Por sete semanas consecutivas, a Operação Guarda em Ação, vem fazendo diferença na segurança pública das comunidades de Campo Grande, com o serviço da Base Móvel. O dispositivo com serviços da Guarda Civil Metropolitana (GCM) funciona das 7h às 22h com rondas, atendendo aos anseios da população. Além disso, conta com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental. Na última semana, a Base permaneceu por sete dias na Praça do Bairro Guanandi, localizada na Rua Barra Mansa, um ponto comunitário com entorno bem movimentado e os resultados foram positivos, com aprovação total dos moradores.
O espaço de cultura e lazer já foi palco de vários eventos musicais e esportivos que atrai também públicos de regiões vizinhas. Jacir Perez é aposentado e mora no bairro há 32 anos. Ele conta que o serviço da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), deu uma ‘aliviada’ principalmente, no som dos escapamentos de motos durante a noite e madrugada. “Há dias da semana que é praticamente impossível dormir uma noite inteira de sono. Essa semana afastou essa gente que perturba a vida de tantos moradores. Estamos em paz”, disse o catarinense de 80 anos.
A área da praça é ampla com quadras para a prática de voleibol, futsal e futebol, assim como para práticas de caminhadas para a comunidade local. A dona de casa, Laíde Dantas, mora em frente do espaço comunitário, na rua transversal da Barra Mansa e viu o movimento deste domingo (24) pacífico, principalmente para os pais da comunidade. “Final de semana geralmente é um movimento intenso na praça. Crianças e jovens praticando esportes, pessoal faz caminhada, mas sempre tem uma tensão de quem utiliza o espaço para consumir álcool, drogas e som alto. Esse final de semana foi extrema tranquilidade”, apontou.
No entorno da praça é possível encontrar, bares, lanchonetes, açougue e salões de beleza, que proporcionam à população local uma variedade de serviços. O jovem casal, Edilaine da Silva e Guilherme Augusto possuem uma loja de serviços que disponibiliza itens de decoração para festas. Eles contam que nunca tiveram o estabelecimento assaltado, mas que frequentemente, algum usuário de entorpecente entra na loja de forma invasiva, com caráter de risco à segurança.
Guarda instalada em frente à Praça do Bairro Guanandi, com GCMs em sua frente e quatro motoviaturas de cor preta estacionadas em sua frente.
A terceira foto ilustra um senhor aposentado de 80 anos sentado em um banco de madeira em frente à sua casa. Ele veste uma camisa de mangas curtas brancas, uma calça jeans azul e um boné de cor azul mais escuro que a calça. Em seu braço direito, tem um relógio de pulso como acessório de utilidade. O portão de sua garagem, de cor verde, está aberto o com seu carro na cor cinza estacionado à nossa vista.
A quarta foto é de uma dona de casa conversando com a equipe de reportagem pela janela de sua residência. E usa um óculos escuro, com uma blusa preta estampa de quadriláteros rosas e brancos. A cortina está dobrada e a parede da casa é uma cor de cinza. O muro da casa não tem rebouco.
A quinta foto é de um jovem casal comerciante em seu estabelecimento de decoração para festas. Ela está sentada sorrindo, com os cabelos presos em forma de coque, atrás da mesa de atendimento. Ele está ao seu lado, em pé, com camiseta cinza.
A sexta foto é da Rua Barra Mansa, ilustrando os prédios com a variedade do comércio local.
A sétima foto é de um homem que usa uma camiseta branca e segura uma mangueira de água em suas mãos, que rega o campo de futebol da Praça do Bairro Guanandi.