A Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul realiza o 1º Festival do Peixe, de 1º a 22 de setembro, trazendo a gastronomia e os sabores dos pratos preparados com peixes, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Bonito.
No Festival, os clientes podem saborear um cardápio recheado de pratos típicos e até mesmo inusitados, desde o tradicional Pintado à Urucum, até Paella Frita, Moqueca de Pintado, Pacu assado, o Saint Peter Burger, que é o hambúrguer de tilápia e mais uma grande quantidade de opções.
O presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer, destacou que o Festival chega num momento importante de retomada econômica e que contribui para alavancar a economia. “Queremos mostrar o que temos de melhor e ajudar a fortalecer o setor, dando aos bares, restaurantes e lanchonetes a oportunidade de atrair ainda mais consumidores para conhecerem os pratos que estarão no festival”.
Juliano Wertheimer enfocou a união para o fortalecimento do setor. “Temos parceiros que fazem a diferença e neste festival não poderia ser diferente. A Abrasel vem juntamente com o Sesc, Senac e Sebrae, numa grande oportunidade de negócios para os participantes deste 1º festival do peixe”.
Vitor Mello, do Senac, ressaltou a importância do Festival. “Bastante importante. No âmbito do sistema comércio, incentivando todos aqueles empreendimentos, tudo aquilo que faz a cultura do peixe, do pescado em nosso estado. É uma cultura que nós temos aqui em abundância e que a gente tem a apresentar muito aos nossos turistas, todos aqueles que nos visitam”.
Mello também pontuou a participação do Senac no Festival, enquanto instituição de ensino. “Pertencente ao sistema comércio, ele tem essa função de apoio da parte gastronômica. Então, a gente dá todo o apoio com nossa escola, ficha técnica e nossos docentes estão sempre presentes também na elaboração de receitas, na elaboração de alguns pratos inovadores. Essa é a grande função do Senac, que prestigia pelo lado do empreendedorismo e também o lado da gastronomia, nesta importante parceria com a Abrasel e com o Governo do Estado, que tem como objetivo o fomento da cultura do pescado”.
Regina Ferro, do Sesc, enfocou a parceria com a Abrasel para a realização do Festival. “Uma vez que juntos a gente pode bem mais, e a parceira com a ABRASEL é bacana porque a gente envolve todos os restaurantes, as partes interessadas como um todo e podemos fazer junto uma coisa maior, que facilita para compra de insumos, para contato com fornecedores, para melhoria na qualidade do trabalho por meio de capacitações, a vinda de pessoas que podem nos ajudar cada vez mais, e parceria é sempre muito bom porque volto a dizer, juntos podemos mais”.
Para o diretor-superintendente em exercício do Sebrae MS, Tito Estanqueiro, o festival é uma iniciativa importante para evidenciar a cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da gastronomia e fomentar os pequenos negócios locais. “O pescado é o ingrediente principal de vários pratos típicos da nossa região, como Pintado à Urucum e Pacu Recheado. E, trazer receitas como essas em um festival irá divulgar o potencial do Estado para o público e resgatar na população o sentimento de pertencimento para que os sul-mato-grossenses se tornem protagonistas e prestigiem, cada vez mais, a culinária local”.
Tito acrescentou que a iniciativa também incentiva o setor gastronômico. “Traz a integração da cadeia produtiva e promovendo geração de renda para os pequenos negócios do segmento, o que irá contribuir muito para o fortalecimento da área no Estado”, destacou.
Conheça os participantes e os pratos que estão no 1º Festival do Peixe acessando www.festivaldopeixems.com.br.
ExpoPesca Esportiva
Nos dias 3 e 4 de setembro, a Abrasel MS realizará no Parque das Nações Indígenas a ExpoPesca Esportiva, com o renomado pescador esportivo Eduardo Monteiro, apresentador do programa Pura Pesca na Fish TV, para ministrar palestras sobre Pesca Esportiva e Turismo, além de um workshop de pesca esportiva com isca artificial sem anzol.
Para participar do ExpoPesca Esportiva, assistindo a palestra e participando do workshop, os interessados devem se credenciar gratuitamente por meio do link https://festivaldopeixems.com.br/