Um homem de 38 anos identificado como Genivaldo de Jesus Santos foi morto durante uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Umbaúba, litoral de Sergipe. O caso ocorreu na tarde de 4ª feira (25.mai.2022) e foi registrado em vídeo por testemunhas.
Nas imagens divulgadas, policiais imobilizam Genivaldo dentro do porta-malas de uma viatura. Também é possível ver uma grande quantidade de fumaça e o homem debatendo as pernas, que ficam para o lado de fora do veículo.
O sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, estava no local e presenciou a ação. Ao G1, disse que Genivaldo pilotava uma motocicleta quando foi abordado. Wallysson informou aos policiais que o tio sofria de transtornos mentais.
Mesmo diante da tentativa de diálogo, os agentes usaram spray de pimenta e o imobilizaram. Genivaldo foi levado para uma delegacia da Polícia Civil e encaminhado para o hospital mais próximo, onde foi constatada a morte.
Um boletim de ocorrência foi registrado por familiares da vítima na Polícia Civil. Em nota, a PRF informou que Genivaldo “resistiu ativamente” à abordagem e precisou ser imobilizado pelos policiais. O órgão lamentou o ocorrido e informou que um procedimento foi aberto para apurar a conduta dos policiais. O caso será investigado pela Polícia Federal.
Leia a nota da PRF na íntegra:
“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
“Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
“A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.
Fonte: Poder 360.