A história do sobá em Campo Grande remonta à chegada dos imigrantes okinawanos à região, no início do século XX. Vindos do arquipélago japonês de Okinawa, esses grupos trouxeram consigo tradições culturais, religiosas e culinárias que, ao longo das décadas, se integraram ao cotidiano da capital sul-mato-grossense. O sobá, originalmente um prato típico da culinária japonesa, foi adaptado ao paladar local e tornou-se um dos símbolos da identidade campo-grandense.
A receita tradicional, composta por macarrão artesanal, caldo quente, carne suína ou bovina e cebolinha, ganhou espaço em feiras, restaurantes e eventos culturais. Em 2006, o sobá foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Campo Grande por meio do Decreto Municipal nº 9.685, de 18 de julho daquele ano. Posteriormente, foi também tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçando seu papel como elemento de memória e integração entre diferentes comunidades.
Em celebração ao mês do sobá, que coincide com o aniversário da capital sul-mato-grossense, os Supermercados Comper anunciam a realização do Festival do Sobá, programado para acontecer entre os dias 23 e 26 de agosto. A ação será realizada nas rotisserias da rede em Mato Grosso do Sul, com oferta dos sabores carne bovina e carne suína, em porções de 400 gramas. O valor praticado durante o festival será de R$ 19,98.
Em quatro unidades específicas — Jardim dos Estados, Tamandaré, Brilhante e São Francisco — os clientes poderão acompanhar o processo de montagem do sobá entre 15 e 21 horas. Essa experiência proporciona não apenas o prazer da degustação, mas também um momento de interação entre os clientes e a cultura que envolve o prato. Além das quatro lojas onde a montagem será realizada na presença dos consumidores, a promoção estará disponível em todas as dez lojas de Campo Grande e uma unidade em Dourados.
 
	    	 
                                 
		    




















