Na última quarta-feira (7), duas fazendas localizadas em São Gabriel do Oeste foram alvo de criminosos que furtaram quatro conjuntos de GPS agrícolas e monitores, avaliados em cerca de R$ 400 mil. Na noite seguinte outra propriedade rural, já no município de Itiquira/MT, foi escolhida, sendo levados treze antenas, dez monitores e dez módulos, causando um prejuízo aproximado de R$ 1.250.000,00.
Iniciadas as diligências tão logo tomado conhecimento dos crimes, num trabalho conjunto entre Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (DELEAGRO) e Delegacia de São Gabriel do Oeste, com importante apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os autores dos furtos foram localizados e abordados no Distrito de Anhanduí, em Campo Grande, quando tentavam empreender fuga para o estado do Paraná ou para o Paraguai, uma vez que eles também possuem documentos pessoais daquele país e a camionete usada por eles é emplacada no país vizinho. Depois da prisão foram localizados em área de mata de São Gabriel do Oeste todos os equipamentos subtraídos nas duas fazendas daquele município.
Comprovado que os mesmos autuados foram responsáveis pelo furto em Itiquira/MT, as informações foram compartilhadas com a polícia judiciária daquele município que, no início da tarde da sexta-feira (09), localizou e apreendeu todos os equipamentos lá subtraídos. Os conduzidos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa, estando custodiados à disposição do Poder Judiciário para realização de audiência de custódia.