Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda, no município de Bonito, resgataram ontem (17) à tarde uma ave da espécie curicaca, de linha de anzol. Um pescador, de 50 anos, procurou a PMA informado que o animal estava à margem da rodovia MS 345, enroscada em linha de anzol e sem poder voar. A equipe foi ao local e conseguiu capturar a ave da espécie curicaca (Theristicus caudatus).
Com muito cuidado, os Policiais conseguiram retirar a linha de náilon que estava enroscada nas patas da ave e já havia causado ferimentos. Se ficasse mais tempo, com o movimento do animal, a linha iria amputar uma das patas. A equipe pediu atendimento de um médico veterinário à curicaca, o qual tratou o ferimento e atestou que a ave poderia ser devolvida à natureza.
A distância que a ave estava do rio Miranda era de aproximadamente 800 metros e os Policiais calculam que ela se enroscou na linha, possivelmente quando tentou se alimentar com iscas que estaria em anzol de galho armado no rio. Este é o terceiro caso de aves resgatadas pela PMA nesta mesma situação. A curicaca foi solta no seu habitat e voou normalmente.
OUTROS CASOS.
Primeiro – Policiais Militares Ambientais de Coxim, resgataram no dia (6) uma ave silvestre da espécie garça-branca-grande (Ardea alba) presa em um anzol de galho, no rio Taquari, na região conhecida como Barranco Vermelho, no município, a 15 km da cidade.
Segundo – No dia (5), Policiais Militares Ambientais de Naviraí também resgaram uma ave silvestre da espécie garça-real-europeia (Ardea cinerea) presa em um anzol de galho no rio Amambai no município, a 50 km da cidade.
PMAMS.