• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quarta-feira, Setembro 3, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Brasil

“Silêncio e omissão matam mais que assassinos de mulheres”, diz ministra Cida Gonçalves

No dia em que lança a iniciativa Brasil sem Misoginia, ministra conversa com radialistas de todo país sobre políticas públicas voltadas para as mulheres.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
26 de Outubro de 2023
in Brasil, Novidades, Política, Violência Doméstica
0
“Silêncio e omissão matam mais que assassinos de mulheres”, diz ministra Cida Gonçalves

Cida Gonçalves abordou detalhes do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, durante o programa Bom Dia, Ministra - Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Share on FacebookShare on Twitter

Post+

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

O combate enfático ao ódio e ao silêncio em relação à violência contra mulheres precisa fazer parte do cotidiano da sociedade brasileira. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ressaltou nesta quarta-feira, 25 de outubro, durante o programa Bom Dia, Ministra, a importância de as mulheres terem informação e saberem seus direitos, para que não desistam de denunciar quando forem vítimas de violência.

Precisamos também que a população tome atitude, porque o silêncio e a omissão matam mais que o assassino. O nosso silêncio é autorização para eles matarem. (CIDA GONÇALVES, Ministra das Mulheres).

“Mulheres que ligam no 180 muitas vezes não sabem nem o básico e podem morrer por falta de informação. Precisamos fazer com que essa informação chegue às mulheres, e fazer com que os municípios ofereçam serviços especializados. Nós precisamos também que a população tome atitude, porque o silêncio e a omissão matam mais que o assassino. O nosso silêncio é autorização para eles matarem”, destacou Cida.

Durante uma hora, a ministra abordou detalhes do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, que prevê uma série de ações para enfrentamento da discriminação, misoginia e violência contra mulher em ação conjunta a outros ministérios. Ela abordou ainda o lançamento da iniciativa Brasil sem Misoginia e a lei da igualdade salarial, sancionada em julho.

O programa contou com a participação de jornalistas das rádios Grupo Feitoza (Mato Grosso do Sul), Rádio Nacional (Rio de Janeiro), Rádio Difusora (Acre), Rádio Rondônia (Rondônia), Rádio CBN (Macapá), Rádio Monte Roraima (Roraima), Rádio ABC (São Paulo), Rádio Centro América (Cuiabá).

Confira os principais pontos da participação da ministra Cida Gonçalves

BRASIL SEM MISOGINIA — A misoginia, o ódio contra as mulheres, é o que leva a todas as formas de violência. Se queremos acabar com a violência no Brasil, precisamos enfrentar o ódio. Para isso, não pode ser uma questão só do Governo. Tem que ser da sociedade brasileira. Estamos com mais de 100 empresas envolvidas que vão assinar hoje o termo de adesão à iniciativa. Estamos envolvendo a questão do esporte, que são as torcidas, times, para que possamos de fato ter uma postura frente à violência. Vamos discutir ainda com todas as religiões para que possamos ter uma sociedade que se mobilize e não tolere o ódio contra as mulheres.

 PACTO DE ENFRENTAMENTO — Entre as propostas, está sendo discutida a questão do fortalecimento das delegacias 24 horas, mas precisamos também aumentar o número de centros de atendimento, de juizados de violência contra mulher, que são 156 no brasil só, muito pouco. Num país que tem cinco mil municípios, você ter só 156 juizados significa que a lei não foi implantada.

 AUXÍLIO ALUGUEL — Estamos discutindo no âmbito do Governo a regulamentação da lei que garante o auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência, porque apesar de a lei encaminhar para os municípios, ela também determina que é a assistência social que libera o recurso. Para não deixar os municípios e os estados arcarem sozinhos com tudo, estaremos regulamentando esse processo de forma a complementar os recursos para que isso de fato aconteça na ponta do problema.

 SECRETARIA — Um dos desafios do Ministério das Mulheres é que precisamos ter secretaria de mulheres na maioria dos estados e municípios brasileiros. Isso é garantir a capilaridade. Mesmo que eu tenha orçamento, precisamos fazer os repasses. Sim, nós precisamos de todo mundo, do pacto federativo e ter políticas públicas fortes para dar conta da necessidade das mulheres brasileiras.

 MISOGINIA — Eu acho que é uma questão comportamental. Temos uma estrutura que pré-determina os papéis dos homens e das mulheres, e isso está disseminado. Nós enfrentamos isso, nós fomos para o mercado de trabalho, estamos ocupando todos os espaços, mas a estrutura da sociedade não se alterou. Isso que faz o comportamento misógino, e ele é perpetrado porque a sociedade autoriza a violência.

 FEMINICÍDIO — A questão do feminicídio é um crime previsível, se você consegue prevenir ele, ele é evitável. Nós precisamos fazer com que as mulheres acreditem no serviço público e façam as denúncias, e pra isso nós precisamos ter serviço especializado.

 EMPREGABILIDADE — nós precisamos incluir digitalmente as mulheres, porque esse é um desafio, você precisa disso hoje para trabalhar, para ter informações, as mulheres precisam ter acesso. Nós temos parceria com o SESC para capacitação de mulheres, especificamente, e parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia para a questão das meninas. Estamos trabalhando dentro da perspectiva da empregabilidade a questão das cotas, nós tivemos a lei que garante 8% para mulheres vítimas de violência nos serviços terceirizados do Governo Federal, e isso está se replicando em diversos locais e estados.

 MEDIDAS PROTETIVAS — As medidas protetivas funcionam, só no ano passado foram mais de 370 mil medidas deferidas. Dessas, as que sofreram feminicídio foram muito poucas. Na verdade, o desafio é ter juizado para implementar a medida protetiva.

 Nós precisamos fazer com que as mulheres façam as denúncias. Nós precisamos implementar a patrulha Maria da Penha, que acompanha o pós medida protetiva, mas nós temos condições de colocar viaturas e pessoas para acompanharem os casos, fazer a rede de fato funcionar e ter o contato direto. A tornozeleira também vai permitir que a polícia acompanhe para garantir uma maior proteção.

 SERVIÇO ESPECIALIZADO — Nós não podemos nos omitir, porque nós precisamos ter a rede institucional, que é a rede de serviço especializado, mas precisamos ter a rede pessoal, a mulher precisa ter em quem confiar. O problema da mulher em não denunciar é a solidão, normalmente a mulher sofre por vários anos, o homem já isolou da família, dos vizinhos, então ela não tem pra quem pedir ajuda. Essa mulher precisa saber que não está sozinha.

 IGUALDADE SALARIAL — Nós estamos com um GT em parceria com outros ministérios para regular a lei. Esse é o momento em que estamos ouvindo tanto os empresários quanto as mulheres, para que a gente possa fazer a regulamentação. Boa parte do que chamamos de relatório de transparência eles já respondem ao ministério do trabalho em outros itens, nós vamos compilar esses dados e criar as novas dentro da perspectiva da igualdade salarial.

 A lei da igualdade salarial não é uma corda no pescoço, é uma garantia de direito. Nos países onde foi implementada a igualdade salarial, o PIB da empresa cresceu, o PIB do país cresceu, é algo que faz bem pra todo mundo, não pesa nenhuma empresa cumprir a legislação. Não é possível que vocês tenham medo de pagar salário igual para trabalho igual. Isso é uma questão civilizatória.

 Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Tags: “Silêncio e omissão matam mais que assassinos de mulheres”diz ministra Cida Gonçalves
Post

Psicólogas dão dicas sobre a véspera do vestibular

Próximo

Receita com exportação de industrializados alcançou US$ 454,5 milhões em setembro

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube
Campo Grande

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

by Redação Capivara News
2025/09/02
0

O cantor campo-grandense Max Henrique está vivendo um dos momentos...

Ler mais...
Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

2025/09/02
Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

2025/09/02
Polícia prende traficante do Alagoas em bairro de Campo Grande

Homem é preso por atrair garoto de 11 anos com bebida alcoólica e estuprá-lo

2025/09/02
Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

2025/09/02
“Pedófilos não podem continuar escondidos em nossa sociedade”, dispara deputado de MS

“Pedófilos não podem continuar escondidos em nossa sociedade”, dispara deputado de MS

2025/09/02
ARTIGO: Caminho alternativo para negociar o tarifaço

ARTIGO: Caminho alternativo para negociar o tarifaço

2025/09/02
Populismo compromete a competitividade: Pauta exportadora como refém do Governo

Populismo compromete a competitividade: Pauta exportadora como refém do Governo

2025/09/02
Fotógrafo é encontrado morto dentro de casa e suspeita é de overdose na Capital

Fotógrafo é encontrado morto dentro de casa e suspeita é de overdose na Capital

2025/09/01
“Irmãos do PCC” que tocavam o terror em Bataguassu e tentaram matar uma são presos

“Irmãos do PCC” que tocavam o terror em Bataguassu e tentaram matar uma são presos

2025/09/01
Ler mais...
Próximo
Receita com exportação de industrializados alcançou US$ 454,5 milhões em setembro

Receita com exportação de industrializados alcançou US$ 454,5 milhões em setembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Em Brasília, Betinho visita Beto Pereira em busca de asfalto e apoio a associação que recicla eletrônicos

Em Brasília, Betinho visita Beto Pereira em busca de asfalto e apoio a associação que recicla eletrônicos

28 de Março de 2023
ARTIGO:O Brasil em 2024 – perspectivas econômicas, por Ives Granda

ARTIGO: O STF de ontem e o de hoje, por Ives Granda

3 de Março de 2025
Senado aprova projeto de lei que acaba com ‘saidinha’ para presos em feriados

Senado aprova projeto de lei que acaba com ‘saidinha’ para presos em feriados

21 de Fevereiro de 2024
IBGE abre processo para escolher 204 mil trabalhadores para o Censo 2021

IBGE abre processo para escolher 204 mil trabalhadores para o Censo 2021

18 de Fevereiro de 2021
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.