A fim de criar conexões com o mercado de trabalho e fortalecer os elos de formação com militares licenciados, equipe do Senai participa a partir de ontem (15) até a sexta-feira (17) da Feira de Profissões do Comando Militar do Oeste (CMO), realizado no Círculo Militar, em Campo Grande.
O evento contempla quase 700 soldados e temporários, do Exército e da Aeronáutica oferecendo oportunidade de contato com indústrias que buscam preencher vagas de emprego. Além de instituições do Sistema S, participam do evento empresas como Suzano, Plaenge, JBS e Enzo.
De acordo com o gerente de gestão e negócios da Faculdade Senai de Construção, Plínio Gratão, o foco do evento é mostrar um direcionamento a quem está deixando o serviço militar. “Hoje os nossos parceiros estão presentes para mostrar as vagas que eles precisam preencher”, explicou.
O Senai já é parceiro do Exército no projeto Soldado Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, que busca formar os militares enquanto prestam o serviço obrigatório. Na feira, a instituição pode apresentar novas oportunidade de formação.
“O Senai representa a indústria do Mato Grosso do Sul, um polo que está em pleno desenvolvimento, junto com as maiores fábricas de celulose, como, por exemplo, a Suzano. O setor de educação abrange não só os cursos técnicos, graduação e pós-graduação, mas também os cursos de qualificação e iniciação, em que os alunos podem estar ingressando na carreira”, destacou Plínio Gratão.
Conforme o general de brigada, Márcio Luís do Nascimento Abreu Pereira, chefe do Estado Maior do CMO, o intuito da parceria com instituições reconhecidas como o Senai é atender as demandas do mercado regional. “Os militares ganham ao saírem empregados. A sociedade ganha porque aumenta o número de empregos. As empresas ganham porque recebem cidadãos já pré-formados em termos de disciplina, hierarquia, pontualidade que as vezes facilita a empregabilidade e o atendimento da demanda das empresas locais”, explicou.
O Senai ainda firmou parceria com o CMO para oferecer 40% de desconto nos cursos de graduação da instituição.