O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se reuniu, nesta tarde, com os 14 prefeitos da Região Norte de Mato Grosso do Sul que integram o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), para discutir sobre melhorias à saúde pública, no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). “Uma das alternativas é adotar a era digital, a Telemedicina para Municípios”, esclareceu o parlamentar médico.
Para o senador Nelsinho Trad, o objetivo principal é resolver a questão emergencial de atendimento básico ao cidadão e ampliar o acesso aos médicos. “Vim com as duas funções de parlamentar e médico, preocupado com a saúde da nossa população. A telemedicina vem para fortalecer a atenção básica, função precípua dos municípios. Entrada preferencial do Sistema único de Saúde (SUS), presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades”, comentou.
O senador Nelsinho Trad explicou que, na busca de melhoria da saúde nas regiões mais afastadas dos grandes centros, a telemedicina funciona como uma solução que disponibiliza médicos generalistas e especialistas a um custo reduzido. Além da atenção básica, pode auxiliar também na regulação. “O atendimento telepresencial, estatisticamente, tem solucionado em torno de 80% dos problemas de saúde no mundo, já nas primeiras consultas”, disse e exemplificou que encaminhou uma paciente a um psiquiatra que fez todo o atendimento de maneira remota.
De acordo com o parlamentar, os municípios têm extrema dificuldade em contratar médicos, principalmente, especialistas, tendo em vista que tais profissionais optam, em sua grande maioria, por permanecerem nos grandes centros do país. “Outras especialidades podem ser disponibilizadas pelo modelo telepresencial: fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O atendimento multidisciplinar poupa o paciente da viagem para municípios polos ou capitais e reduz gastos com o transporte”, citou e destacou que “nada substitui o olhar direto do paciente com o profissional médico, porém esse instrumento poderia amenizar a dor de muitos que estão à espera na fila de atendimento.
O presidente do Cointa, prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (PP), parabenizou o senador Nelsinho Trad pelo sucesso do evento. “Foi um seminário sobre telemedicina de grande valia, estamos muito satisfeitos e devemos pedir apoio do senador para conquistar recursos federais para que a telemedicina se torne uma realidade na região norte”, afirmou o prefeito Enelto.
Fazem parte do consórcio os seguintes municípios:
– Alcinópolis;
– Bandeirantes;
– Camapuã;
– Corguinho;
– Costa Rica;
– Coxim;
– Figueirão;
– Paraíso das Águas;
– Pedro Gomes;
– Rio Negro;
– Rio Verde de Mato Grosso;
– Rochedo;
– São Gabriel do Oeste;
– e Sonora.