Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar da saúde física. Afinal, quando falta equilíbrio à mente, o corpo sofre as consequências. Daí a frase, já bastante conhecida: “mente sã, corpo são”, faz tanto sentido.
O assunto ganha ainda mais força no próximo mês, marcado pela campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização dos cuidados que devemos ter com nossa saúde mental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afeções e enfermidades.
“O mundo está muito conturbado, a vida extremamente agitada, e com isso, o dia a dia das pessoas acaba cada vez mais estressante. No entanto, é preciso sair um pouco desse estresse do cotidiano, criando momentos agradáveis, ou seja, precisamos arrumar válvulas de escape para aliviar esse mundo estressante”, explica Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, psiquiatra da Unimed Campo Grande.
O médico ressalta que é muito importante estar atento a alguns sinais que revelam que a saúde mental não vai bem e que é hora de procurar ajuda profissional.
Algumas vezes, a manifestação de tristeza ou de ansiedade não necessitam de apoio profissional, desde que sejam leves e permaneçam por pouco tempo na vida de uma pessoa, então elas são consideradas manifestações normais. Por outro lado, quando esses sintomas prolongam, prejudicando a vida familiar, a vida social e profissional, é indicada a consulta profissional de saúde mental, e pode ser que apenas o apoio psicológico seja suficiente, mas em grande número de casos faz-se necessário partir para a abordagem médica psiquiátrica e o uso de medicamentos para que a pessoa volte para o seu estado de normalidade”.
Para finalizar, Dr. Marcos Estevão dá dicas valiosas para aliviar o estresse do dia a dia e contribuir com a saúde mental.
-Participar de reuniões sociais com amigos
-Viajar com familiares
-Fazer atividades relaxantes no final do dia, como meditação e exercícios físicos
-Ouvir uma boa música
-Manter uma alimentação balanceada.
Ter uma boa noite de sono
-Praticar a espiritualidade