Com a intenção de atender cada vez mais os empreendedores de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Inovação Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MS) estão reforçando as Salas do Empreendedor localizados nas Incubadoras Municipais de Empresas e Cooperativas. A partir da próxima semana novos computadores e cartilhas de orientação vão auxiliar nos processos de abertura de empresas, regularização e baixa, além dos serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
A superintendente Marilza Mendonça lembra o aumento dos atendimentos nas Incubadoras e as reformas que estão por vir. “Estamos sempre trabalhando para melhorar os atendimentos, e em 2021 mesmo com a pandemia, recebemos 7 mil pessoas, a meta 2022 é ter 9 mil atendimentos, e junto com esses trabalhos estamos abrindo licitação para revitalizar os espaços físicos das Incubadoras, além da mudança da Lei que criou o Programa Proincubação e a abertura de novos editais para a seleção de Empresas e Cooperativas”.
Para a Coordenadora Estadual do atendimento do Sebrae/MS, Viviane Matos dos Santos, a parceria do Sebrae com a Prefeitura aproxima os empresários aos conhecimentos de gestão. “A Sala do Empreendedor é mais uma extensão de apoio ao empreendedor onde podemos estar mais perto desses negócios, por isso as ações são descentralizadas e os atendimentos acontecem nos bairros, nas Incubadoras. E a contribuição do Sebrae capacita a equipe de atendimento que está dentro das Salas, levamos todo conteúdo de capacitação contribuindo para que o crescimento de todas as empresas que buscarem orientação, e neste sentido também foram entregues os computadores que vão auxiliar nos atendimentos”.
Todos os atendimentos das Salas do Empreendedor acontecem nas 4 Incubadoras Municipais, que são: Norman Edward Hanson (Santa Emília), Mario Covas, Franscisco Giordano Neto (Estrela Dalva) e Zé Pereira, onde estão fazendo também a declaração anual do MEI até o fim de maio de forma gratuita.
Sobre as Salas do Empreendedor
A Sala do Empreendedor é um espaço onde o empreendedor será orientado sobre procedimentos necessários à abertura e formalização de sua empresa, com redução de burocracia, maior agilidade e promoção do desenvolvimento econômico do município. Técnicos especializados nesses trâmites estão à disposição para dar todo o suporte necessário aos empreendedores locais.
Pela parceria, a Prefeitura entra com espaço físico e servidores para atender ao público e o Sebrae no Mato Grosso do Sul contribui disponibilizando materiais, informações e orientações sobre gestão de micro e pequenas empresas. Entre os serviços estão Planejamento de um novo negócio, Formalização para MEI, Alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI, Gerenciamento de empresa e, Como vender para órgãos públicos.
Portal PMCG.