Durante cerimônia ocorrida nesta quarta-feira, 18/01, no gabinete do Governador Eduardo Riedel, Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi reconduzido ao posto mais alto da Polícia Civil, que é o cargo de Delegado-Geral. A exoneração e nova nomeação foi publicada hoje, no Diário Oficial do Estado.
Em suas falas, o governador Eduardo Riedel agradeceu a Gurgel pelo trabalho já prestado e pediu ainda mais empenho e comprometimento. “Com a segurança pública cada vez mais fortalecida, nosso grande objetivo é poder proporcionar condições e valorização aos agentes para atuar de maneira eficiente em prol da população-sul-mato-grossense”, ressaltou.
Ao assinar o termo de posse, Gurgel agradeceu ao governador eleito pela confiança e falou da responsabilidade e dos desafios que terá pela frente. “É com muita alegria que recebi o convite para permanecer no cargo de Delegado-Geral. Na oportunidade que estive aqui [governadoria] eu falei muito de gratidão, pois chegar a este posto é um sonho e permanecer é um sonho dobrado. Sabemos que os desafios serão ainda maiores, mas tenho a certeza que com trabalho conjunto e apoio do Governo e outras instituições, conseguiremos fazer um trabalho de excelência na Polícia Civil, que refletirá no bem-estar da população”, falou.
Já o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, lançou um desafio ao Delegado-Geral. “Desejo que você continue este profissional forte e aguerrido. Tenho muita confiança no seu trabalho e quero que você seja o melhor Delegado-Geral que a Polícia Civil já teve”, reforçou Videira.
Presente também na solenidade, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina enalteceu a determinação e vontade de Roberto Gurgel. “Tenho a certeza de que você fará um excelente trabalho à frente da Polícia Civil”, comentou.
Currículo
Formado em Direito pelo Centro Universitário de Toledo-Presidente Prudente/SP em 2002, Roberto Gurgel de Oliveira Filho ingressou na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, como Delegado de Polícia, em 2006. Sua primeira lotação foi na cidade de Bonito-MS, onde atuou como Delegado-Titular por 8 anos.
Em pouco mais de uma década e meia de trabalho dedicado à Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, acumulou experiências e já ocupou vários cargos administrativos dentro da Polícia Civil, como: Assessor de Administração da Delegacia Geral da Polícia Civil, Assessor de Gestão e Projetos, Assessor Jurídico, Diretor Administrativo e Técnico do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), Coordenador Administrativo do DPI (Departamento de Polícia do Interior), Diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada) e Diretor da Acadepol (Academia de Polícia Civil).
No dia 22/02/2022 foi empossado pela primeira vez ao cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil, tendo sido exonerado e reconduzido às funções na data de hoje, pelo atual Governo.
Roberto Gurgel é filho de delegado e professora, tem 42 anos de idade, é casado e tem dois filhos.
Outras posses
Na mesma solenidade foram empossados o novo comandante da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes e primeira subcomandante mulher, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião.
PCMS.