• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Outubro 27, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Meio Ambiente

Rede TICCA destaca ameaças ambientais em comunidades da América Latina

Lideranças de 14 países se reuniram na III Assembleia da Rede TICCA da América Latina, em Costa Rica. Na ocasião, representantes de comunidades tradicionais denunciaram uma série de perigos ambientais que põe em risco a integridade de pessoas e da biodiversidade.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
7 de Fevereiro de 2023
in Meio Ambiente, Novidades, Últimas Notícias
0
Rede TICCA destaca ameaças ambientais em comunidades da América Latina

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Um grupo de 62 representantes de 14 países latino-americanos, que fazem parte do Consórcio de Territórios de Vida agrupados na Rede TICCA, denunciou que várias regiões do continente estão severamente ameaçadas por perigos ambientais (desmatamento, mineração a céu aberto, economia azul, conservação sem pessoas, construção de enormes represas hidrelétricas e produção descontrolada de salmão, etc).

Na Assembleia, realizada em janeiro, os líderes das organizações que fazem parte do Consórcio TICCA se reuniram durante três dias, no cantão de Garabito, província de Puntarenas, onde destacaram os graves impactos dessas atividades – entre outras questões – que alteram a reprodução dos ecossistemas, geram altos níveis de poluição, e também ameaçam as fontes de renda das comunidades como, o ecoturismo ou a pesca artesanal com baixo impacto sobre os recursos marinhos.

Post+

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Representando a Rede TICCA Brasil, Lilian Pereira que é coordenadora do Componente Modos de Vida da Wetlands International Brasil e Mupan – Mulheres em Ação no Brasil, destacou a relevância dos debates ao longo do encontro levando em consideração o cenário nacional e o aumento no interesse de povos e comunidades brasileiras em se autodeclarar TICCA.

“Nos últimos anos, diversas comunidades têm sofrido com uma série de impactos que influenciam diretamente nos seus modos de vida. O conceito TICCA, junto ao processo de autoproclamação e registro vem como uma ferramenta a mais na proteção desses territórios de vida e pode atuar com denúncias as pressões, criar mecanismos de defesa além de buscar apoio, inclusive, internacional para mitigar esses impactos”, enfatiza ela que complementa, “infelizmente esse aumento está atrelado ao fato dessas comunidades estarem sofrendo cada vez mais pressão. A busca por reconhecimento pode ser vista também como um pedido de socorro dessas comunidades, como uma fonte de fazer suas vozes e direitos serem ouvidas. Para nós, se desenha um desafio ainda maior, que é entender o que essas comunidades têm passado e como a gente pode orientar para um processo que converse com essas expectativas. E como consórcio, fortalecer esses povos, suas lutas e com mecanismos de respostas mais rápidos”, pontua.

Holly Jonas, coordenadora Internacional do Consórcio ICCA, disse que a assembleia na Costa Rica foi uma oportunidade para assegurar que os principais resultados de acordos internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica –incluindo uma abordagem baseada nos direitos humanos para a conservação da natureza – sejam fundamentadas nas prioridades de autodeterminação dos povos indígenas e comunidades locais, que são os verdadeiros guardiões e defensores dos territórios de vida.

“A Assembleia de TICCA América Latina é uma janela para promover uma abordagem que destaque o trabalho das comunidades na defesa dos recursos em seus respectivos territórios em seus países. Na região, ainda temos enormes desafios, especialmente por parte dos estados e governos para fornecer soluções na defesa desses direitos humanos, a fim de fazer a diferença, mas acima de tudo, que haja respeito pelos modos de vida locais”, disse Jonas.

A sigla TICCAs significa “Territórios e Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais”. Um conceito internacional criado pela ONU Ambiente com a finalidade de fortalecer o empoderamento das comunidades frente à preservação da sua memória, cultura, identidade e, ainda, garantir a proteção de suas terras em caso de ameaças externas.

Bolívia, Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Argentina, Paraguai, Chile, México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá e Costa Rica estão entre os 14 países que, por meio de  lideranças da Rede TICCA, marcaram presença na assembleia. Evento que contou com o apoio  logístico da CoopeSoliDar R.L.

Exemplos dos perigos

Heidy Orozco, membro da Associação Nuiwari, que trabalha em Nayarit, México, na bacia do rio San Pedro (um dos mais importantes sistemas de mangais do país), disse que o estuário de San Pedro é a principal fonte de rendimento para as comunidades da parte norte do Estado.

“O rio San Pedro atravessa a Serra Madre Ocidental e está agora ameaçado pela construção de uma mega barragem hidroelétrica. Esse projeto será construído num lugar que é o território dos povos Naayeri e Wixarrika, que são nativos do México. Levantamo-nos em defesa desses territórios, porque as margens superiores do rio fazem parte de mais de 15 locais sagrados de povos nativos. Além disso, se esta enorme barragem fosse construída na foz do rio, afetaria toda a floresta de mangues e seria um “ecocídio”. As mega-barragens deslocam comunidades dos seus territórios, e a violência normalmente aumenta porque as pessoas vindas do exterior chegam a pequenas cidades de 900 habitantes, que são subitamente invadidas por cinco mil pessoas -como neste caso- que vêm trabalhar na construção”, disse Orozco.

Nelson Millatureo, da Associação de comunidades dos territórios Williche-Chono da Região de Aysén na Patagônia, no sul do Chile, revelou que a produção de salmão teve um impacto “severo” na indústria pesqueira local, gerando elevados níveis de poluição.

“As explorações de salmão chegaram em nossos territórios, para poluir uma grande quantidade de recursos naturais. É por isso que estamos integrados na Rede TICCA para defender os nossos espaços de vida. A indústria do salmão não foi bem regulamentada pelo Estado chileno, que concedeu concessões sem realizar os respectivos estudos dos impactos que se geraram no interior dos fiordes e canais. Os resíduos de salmão, que geralmente contêm antibióticos e outras substâncias perigosas para o ambiente e para as pessoas, são a principal causa de danos. Além disso, não pagam os impostos correspondentes no território e não assumem a responsabilidade pelos impactos que geram. Não é uma indústria amiga do ambiente, mas sim uma indústria que nos deixa doentes, pelo que exigimos que o Estado chileno assuma a responsabilidade de cuidar destes ecossistemas na Patagônia”, disse Millatureo.

Camila Nay, da Bolívia, que é membro da Mancomunidad dos rios Tuichi, Beni e Quiquibey, salientou que as comunidades daquele país estão a sofrer as consequências devastadoras da atividade mineira, por parte de empresas estrangeiras que utilizam substâncias como o mercúrio para realizar seu trabalho.

“Sofremos a contaminação causada pelo uso de mercúrio, que na nossa região atingiu mais de 30 partes por milhão. Na Bolívia temos 36 nações de povos indígenas, sem mineração já havia contaminação, então o que nos espera com esta atividade? Antes, isso era feito em escala menor, de forma artesanal com uma bandeja, mas agora chegaram dragas gigantes à região, trabalhando dia e noite e isso contamina o peixe que comemos todos os dias, que é a nossa principal fonte de alimento, isso já foi denunciado perante as Nações Unidas”, disse Nay.

Além dos problemas ambientais, a assembleia abordou outras questões como: a integração de novos membros, o Quadro Global de Biodiversidade (COP-15) e as Alterações Climáticas, entre outros assuntos. Foi também realizado um debate para propor ações concretas da região, para avançar na defesa destes importantes Territórios da Vida, no âmbito da implementação do Quadro Global de Biodiversidade, recentemente aprovado em dezembro do ano passado, na COP15 em Montreal, Canadá.

Assessoria.

Tags: Rede TICCA destaca ameaças ambientais em comunidades da América Latina
Post

Vereadores aprovam seis projetos na primeira sessão ordinária de 2023

Próximo

Garoto de 11 anos fica em estado grave ao ser arrastado por caminhonete em MS

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS
Novidades

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

by Alan Diógenes
2025/10/26
0

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou ofício ao Procon-MS...

Ler mais...
Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

2025/10/26
Justiça: Santa Casa deverá ajustar local de trabalho, após práticas de assédio moral

Médicos da Santa Casa de Campo Grande protestam na segunda-feira contra 5 meses de atraso salarial

2025/10/26
ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

2025/10/26
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

2025/10/26
Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

2025/10/26
Dia do Hambúrguer celebra uma das iguarias mais versáteis da gastronomia mundial

Burger Fest chega a Campo Grande e 9 hamburguerias disputam o título de melhores do Brasil

2025/10/26
Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

2025/10/26
ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

2025/10/26
Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

2025/10/25
Ler mais...
Próximo
Garoto de 11 anos fica em estado grave ao ser arrastado por caminhonete em MS

Garoto de 11 anos fica em estado grave ao ser arrastado por caminhonete em MS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Imasul assina escritura destinada à regularização fundiária do Parque das Nascentes do Rio Taquari

Imasul assina escritura destinada à regularização fundiária do Parque das Nascentes do Rio Taquari

24 de Julho de 2025
Com tempo firme, Prefeitura retoma obras de recuperação dos estragos causados pela chuva

Com tempo firme, Prefeitura retoma obras de recuperação dos estragos causados pela chuva

1 de Maio de 2025
Seis em cada 10 vagas de emprego não pedem experiência nesta quarta-feira

Funsat oferece 1.728 vagas de emprego em 190 profissões nesta terça-feira

8 de Agosto de 2023
Motociclista morre em colisão com carreta na BR-163 em Rio Brilhante

Motociclista morre em colisão com carreta na BR-163 em Rio Brilhante

18 de Setembro de 2025
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.