A Polícia Civil desarticulou ontem (12) uma quadrilha responsável por furtar motos apreendidas no pátio de uma empresa conveniada ao DETRAN, em Campo Grande. Cinco integrantes foram presos, por uma equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV).
Segundo o apurado, na última quarta-feira (11), chegou ao conhecimento da DEFURV que, aproximadamente, 15 motocicletas haviam sido subtraídas do pátio, durante a madrugada, de uma empresa conveniada com o DETRAN, responsável pela guarda de motocicletas apreendidas.
Imediatamente, uma equipe de investigação da DEFURV foi ao local realizar levantamentos preliminares, tendo sido acionadas as perícias criminal e a papiloscópica. No ponto indicado, verificou-se a existência de câmeras de segurança que flagraram a ação delitiva e, com base nas características físicas dos suspeitos, iniciaram-se diversas diligências no intuito de identificá-los.
A partir das características dos autores, a equipe de investigação conseguiu identificar um dos responsáveis pelo furto, dando prosseguimento aos trabalhos com a finalidade de localizá-lo. Na manhã de ontem, o suspeito foi localizado em frente a um estabelecimento comercial no bairro Parque do Lageado.
Ele foi abordado e com ele os policiais encontraram uma das motocicletas furtadas na noite anterior. O indivíduo confessou o crime e indicou seus comparsas.
Na sequência os investigadores foram até a residência de outro suspeito, no bairro Homex, onde ele foi encontrado. No local funcionava uma oficina de motos e lá estavam mais três veículos subtraídos, além de outros já desmanchados para a revenda das peças.
Enquanto a equipe estava no local, um outro homem passou pilotando uma motocicleta com placa de material plástico, o que motivou uma abordagem e revista policial. Durante a busca pessoal, foi localizada na cintura do indivíduo, um revolver calibre .38, municiado.
Em consulta aos sistemas policiais, verificou-se que ele estaria evadido da Justiça, após ter sido condenado por roubo. Como não foram verificados indícios de participação dele no furto das motocicletas, ele foi preso apenas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
O integrante da quadrilha e dono da oficina onde estavam os policiais, também confessou a participação no furto das motos e alegou que já teria vendido uma delas, indicando o comprador. Sendo assim, a equipe se deslocou até a residência indicada e encontrou mais uma motocicleta furtada.
A moto estava sem chaves e com o miolo estourado. Diante disso, o indivíduo foi preso pelo crime de receptação.
Ainda na continuidade das diligências, os integrantes da quadrilha indicaram outra residência, onde poderiam ser localizadas outras motos subtraídas, para onde os policiais se dirigiram. Ao chegar na casa, que estava vazia, os policiais avistaram uma das motocicletas, que, inclusive, já havia começado a ser desmontada para a revenda das peças.
Sendo assim, os policiais arrombaram o portão para apreender o veículo e no interior da casa encontram mais uma moto, que também foi recuperada.
Três integrantes da quadrilha receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de furto qualificado, o comprador foi preso por receptação e o outro indivíduo, que a princípio não é integrante da quadrilha, foi preso pelo porte ilegal de arma de fogo, tendo sido todos eles conduzidos à DEFURV, para os procedimentos de Polícia Judiciária. Os presos deverão passar por audiência de custódia, onde a Justiça decidirá se responderão em liberdade ou presos.
A DEFURV continuará as investigações, a fim de localizar e prender outros integrantes da quadrilha que já foram identificados, além de recuperar o restante das motocicletas furtadas.
PCMS.