Alunos do último semestre dos cursos técnicos em Florestas e Agropecuária do Senar/MS participaram da primeira Jornada Técnica Florestal, realizada em parceria com a Reflore MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas). A atividade visou proporcionar aos estudantes de Campo Grande e Três Lagoas uma experiência prática sobre os desafios e as oportunidades do setor florestal, uma das áreas de maior crescimento em Mato Grosso do Sul.
A jornada foi dividida em dois momentos. Pela manhã, os alunos de Campo Grande visitaram a Ramires Viveiro, uma empresa especializada no cultivo de mudas de eucalipto. A visita ofereceu aos futuros profissionais a chance de observar de perto o processo de desenvolvimento da planta, desde a produção das mudas até as técnicas de manejo que garantem sua qualidade para o mercado.
“Para nós, é um prazer receber esses futuros técnicos florestais. Além de trazerem novos conhecimentos, estamos agregando valor aos currículos deles. O Viveiro está sempre de portas abertas para os alunos, pois acreditamos que, quanto mais capacitados, mais preparados estarão para contribuir com o setor”, destacou Sueli Otacio, supervisora do viveiro, que compartilhou a importância dessa troca de saberes entre alunos e profissionais do ramo.
Já no período da tarde, os alunos seguiram para a Mantena Florestal, onde vivenciaram na prática os processos de inventário florestal, medição de eucaliptos e os cuidados necessários com a plantação. A empresa, que também integra a Reflore, buscou integrar as novas gerações de técnicos ao cotidiano do setor, mostrando as realidades e os desafios do campo.
“Mostrar para os alunos a aplicação da teoria na prática é fundamental. Aqui, eles já puderam ver como as coisas realmente acontecem no campo, prontos para um mercado que está com uma grande demanda por profissionais qualificados”, afirmou Aguida Viana, especialista de inventário florestal da Mantena Florestal.
Os alunos de Três Lagoas tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento Florestal da Eldorado Florestal, onde puderam explorar o projeto de capacitação de colaboradores da empresa. Durante a visita, os estudantes tiveram a chance de operar equipamentos de grande porte, como uma harvester, que são utilizados nas atividades de manejo florestal.
Em seguida, o grupo seguiu para a fábrica, onde conheceram o setor administrativo e o avançado sistema de monitoramento de incêndios, denominado Iris. O sistema inclui uma torre de controle operacional que acompanha, em tempo real, a movimentação das cargas florestais e a gestão de riscos de incêndio. Embora não tenha sido possível acessar a área fabril diretamente, os alunos tiveram uma visão geral do funcionamento da empresa, que oferece diversas oportunidades de aprendizado para quem atua no setor.
Oportunidades no setor florestal
A jornada também se destacou por ser a primeira de muitas que estão previstas para os próximos anos. A iniciativa tem como objetivo criar uma ponte entre o ensino técnico e as oportunidades de emprego em empresas do setor florestal, que vive uma crescente expansão no Estado.
O mercado de trabalho florestal em Mato Grosso do Sul está em plena ascensão, principalmente devido ao aumento da demanda por produtos derivados do eucalipto e à expansão da área de reflorestamento e silvicultura. A escassez de profissionais qualificados nessa área tem gerado uma oportunidade única para os formandos pelos cursos técnicos, que já saem do Senar/MS com um direcionamento claro para o mercado.
“Eu acredito que 99% dos alunos que participaram dessa jornada saem empregados, porque a demanda por mão de obra qualificada é muito alta. As empresas buscam profissionais que já têm conhecimento técnico, e isso é essencial para a nossa atuação no campo”, afirmou Aguida Viana, ressaltando o cenário positivo para os novos técnicos florestais.
Transformando vidas
O Senar/MS tem investido fortemente na formação de profissionais qualificados, oferecendo cursos técnicos de excelência, com uma abordagem que alia teoria e prática. Os cursos de Florestas e Agropecuária são apenas algumas das opções que a instituição disponibiliza, com o objetivo de atender às necessidades de setores em constante expansão.
“O Senar abriu portas para mim. Depois de um tempo afastado da área florestal, tive dificuldades para retornar ao mercado de trabalho, mas o curso do Senar me deu a oportunidade de me atualizar e voltar com força para o setor”, comentou o estudante Whendel Silva, aluno do curso técnico em Florestas, agora trabalhando com tecnologias de ponta no manejo florestal, como o uso de drones para pulverização de áreas de reflorestamento.
Expectativa para o futuro
Gustavo Cavalca, diretor do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, destacou a importância da jornada técnica como uma ação estratégica de qualificação e integração entre a educação formal e o setor produtivo.
“O objetivo é qualificar a mão de obra para atender a uma demanda crescente das indústrias do estado. As empresas já solicitaram que os alunos levassem seus currículos, porque o setor florestal está precisando de profissionais capacitados. Estamos fazendo a nossa parte, qualificado essas pessoas, e agora conseguimos unir esse elo, criando uma ponte direta entre o mercado de trabalho e os alunos”, explicou Cavalca.
Ele ressaltou ainda que a jornada técnica será realizada anualmente, para que, a cada ciclo, os alunos do último semestre dos cursos técnicos possam vivenciar o processo completo da cadeia florestal, desde o viveiro até a indústria. “O propósito é que eles conheçam todos os setores da cadeia, se identifiquem com a área que mais se adequa ao seu perfil profissional, deixem seus currículos e, no início do ano seguinte, as empresas já possam chamá-los para entrevistas. Dessa forma, estamos aumentando a empregabilidade dos nossos alunos e contribuindo para a melhoria da produtividade do setor no estado”, completou Cavalca.
Oferta de cursos técnicos
A oferta dos cursos técnicos do Senar/MS é semestral, as inscrições para o próximo ano vão abrir neste mês de novembro, basta a pessoa se atentar ao edital, demonstrar o interesse no curso desejado e escolher o polo de ensino.
Os interessados podem acessar o site do Senar/MS para se inscrever nas turmas dos cursos em Florestas, Agropecuária e outras áreas disponíveis no edital.