A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), disponibilizou nesta terça-feira (31), o planejamento on-line para ambientação dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme). A ferramenta estará em pleno funcionamento no início do ano letivo de 2024, mais precisamente em 15 de fevereiro.
O lançamento da plataforma aconteceu de forma on-line, para mais de 500 professores ao vivo, com a participação do secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Dorsa e o do diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
Os professores puderam conhecer de perto a ferramenta, sendo que é possível fazer até 10 planejamentos. O coordenador de cada unidade escolar terá acesso ao plano de aula do docente também pela plataforma.
A ferramenta ainda possibilita que o professor consulte os planejamentos já registrados, acompanhe as observações realizadas pela coordenação pedagógica, replique planejamentos, dentre outras funcionalidades de forma on-line, dinamizando o processo e proporcionando a redução de custos e recursos para o município.
O Planejamento on-line tem como público-alvo todos os professores da Rede Municipal de Ensino, podendo ser acessado pelo navegador do computador, celular ou mesmo tablet em sua versão mobile.
“O novo sistema foi pensado para trazer mais celeridade ao trabalho do professor que hoje é realizado todo de forma manual e utilizando papel. O Planejamento On-line faz parte de um projeto maior chamado “Portal da REME”, que contemplará o Diário de Classe Online; Portal do Aluno; Matrícula Online e todo um novo sistema da educação que estamos desenvolvendo aqui na Agetec”, explicou Paulo Cardoso.
O secretário de educação, Lucas Bitencourt lembrou que a plataforma é uma expectativa antiga da categoria. “É um sonho que vem se concretizando e está disponível para que os professores se ambientem e conheçam o sistema. Conhecemos os desafios, vamos ter um plantão de dúvidas específico para sanar qualquer dificuldade com o sistema”.
A superintendente afirmou que o planejamento foi cuidadosamente pensado para facilitar o trabalho no dia a dia dos docentes. “Este é o momento para que o professor possa aprender a mexer, conhecer o portal e se for necessário, a gente aprimorar o sistema ainda mais”.
Ainda conforme Dorsa, a plataforma do planejamento on-line caminha para o diário on-line, que ainda será lançado pela Semed. “Criamos três manuais para acessar o portal, sendo um desenvolvido para a equipe técnico-pedagógica, outro para professores do Ensino Fundamental e por fim, para a educação infantil”.
O diretor da Agetec ressaltou ainda que o desenvolvimento do Portal da Reme só foi possível devido a parceria entre Agetec e Semed. “Conseguimos desenvolver mais uma ferramenta que podemos chamar de prata da casa, para atender a Rede Municipal de Educação. Os ganhos vão ser muitos, estamos falando em economia, celeridade, transparência e eficiência. Temos aí o desenvolvimento de um sistema de educação que a Prefeitura de Campo Grande já tinha, mas estamos preenchendo várias lacunas, nesse grande projeto que a gente fez agora com a Semed”, finaliza Paulo.
A Agetec vem realizando uma parceria muito importante com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Neste ano também foi lançado o “Aplicativo Educação Mais Segura”, que é utilizado por professores, diretores, administrativos, pais de alunos que tem acesso ao acionamento do “botão do pânico”, que mobiliza a Guarda Civil Metropolitana (GCM), em caso de ataques ou emergências nas escolas municipais. O objetivo é evitar tragédias e acionar de maneira eficaz e discreta as autoridades.
Já como parte da evolução da ferramenta, o aplicativo ainda será atualizado para receber novas funcionalidades no portal web, do gestor do aplicativo, onde poderão ser gerados relatórios e acessar as informações tramitadas dentro da plataforma (áudios, mensagens pais-escola, revogação e liberação dos acessos).
*Conectividade nas Escolas*
A equipe de infraestrutura de redes da Agetec segue realizando atualização dos equipamentos e implantação da conectividade em mais de 200 unidades da Reme. Somente neste ano, 64 novas unidades escolares receberam fibra ótica, além da realização da atualização de equipamentos de conectividade com a mais nova tecnologia em outras 21 instalações da Semed.
Hoje, todas as escolas já contam com telefonia digital, incluindo as mais distantes como a “Escola 8 de dezembro”, as unidades escolares dos dois distritos e também das áreas rurais, que também possuem acesso à internet.