A Prefeitura de Campo Grande , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está convocando 38 médicos inscritos no programa de contratação temporária para reforçar o atendimento nas unidades de saúde. A relação dos convocados foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).
Conforme o Edital, estão sendo convocados cinco médicos para atendimento ambulatorial 40h, 28 clínicos 24h, 1 endocrinologista 24h, 1 intervencionista e três para atendimento em Saúde Mental 24h.
Somente neste ano, foram efetivados na Rede Municipal de Saúde mais de 200 novos médicos através dos chamamentos realizados pela Secretaria de Saúde.
A convocação destes profissionais visa suprir as vacâncias existentes nas unidades de saúde, seja pelo afastamento temporário ou pedido de exoneração, assegurando assim a oferta de atendimento à população. O contrato é válido por seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.
A contratação temporária por meio de convocação encontra-se amparada e regulamentada pela Lei 3.919, de 21 de Dezembro de 2001, a qual autoriza o Poder Executivo a convocar, por tempo determinado, médicos habilitados para atender necessidades temporárias e de excepcional interesse público. Além disso, o Decreto n. 14.991, de 29 de novembro de 2021, também dispõe sobre a convocação de médicos para ocupar postos de trabalho na Rede Municipal de Saúde.
Esse método de convocação é adotado com o intuito de garantir a continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais à população, dado o considerável índice de rotatividade desses profissionais, especialmente em períodos de abertura de processos de residência médica.
O preenchimento das vagas será coordenado pela Divisão de Medicina – DIMED, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Bahia, n. 280 – Centro, no horário das 08:00h às 10:30h/ 13h às 16:30h, observando a área de atuação do candidato selecionado.
O candidato convocado terá o prazo de três dias úteis a contar da data de comparecimento para se apresentar na Superintendência de Gestão do Trabalho em Saúde da Sesau e apresentar a documentação requerida.
O não comparecimento no prazo estabelecido implicará em desistência da convocação, devendo o candidato realizar nova inscrição no Cadastro de Médicos Temporários, caso tenha interesse em ser convocado novamente.
A relação dos profissionais completos e orientações para apresentação estão disponíveis na edição 7.251 do Diogrande, páginas 5 e 6.