O prefeito de Terenos Eduardo Henrique Wancura Budke (PSDB) é um dos alvos da operação contra fraudes desencadeada na manhã desta terça-feira (9) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Outros mandados de prisão também são cumpridos na cidade.
De acordo com informações, são pelo menos 10 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Na cidade, as equipes foram à Prefeitura, casas de empresários e bar. Já em Campo Grande, vistoriaram uma casa no Bairro Santo Antônio.
A Prefeitura de Terenos confirmou que houve varredura no prédio, mas disse não saber o real motivo da investigação. Falou ainda que colabora fornecendo todas as informações pedidas pelas equipes, assim como documentos.
A nova ofensiva ocorre um ano após a Operação Velatus, conduzida pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e pelo Gaeco. Na época, servidores eram suspeitos de fraudar licitações milionárias para desviar recursos públicos. O ex-secretário de Obras, Isaac Cardoso Bisneto, foi preso em Campo Grande e acusado de integrar o esquema e liberado em fevereiro deste ano.
As investigações apontaram o uso de empresas sem experiência como fachada para contratos. Alguns eram assinados antes mesmo de haver sede física ou ligação de energia elétrica. Mensagens obtidas pelo Ministério Público indicavam divisão prévia dos contratos e repasses de valores a agentes públicos.



















