Para quem chega em Alcinópolis já é possível ver a obra de arte que foi instalada na rotatória saída para a cidade de Figueirão. A obra foi construída pelo artista plástico João Orcidney Xavier, é uma réplica do Parque Natural Templo do Pilares, um dos sítios arqueológicos da cidade, que retrata as pinturas rupestres, contemplando a história de nosso Município e valorizando a cultura pré-histórica em torno de mais de 10 mil anos atrás. Além dos famosos pilares do templo, a obra conta com um casal de nômades, representando os primeiros homens que passaram pelo Estado deixando seu registro nos paredões dos nossos sítios arqueológicos.
O Município de Alcinópolis é a cidade que possui o maior acervo de pinturas rupestres no Estado de Mato Grosso do Sul, com 24 sítios arqueológicos e com isso se tornou a Capital Estadual da Arte Rupestre através da Lei Estadual nº 4. 306 de 21 de dezembro de 2012 e através da Lei Municipal nº 383/15 de 29 de setembro de 2015, foi criado o Dia Municipal de Arqueologia e Arte Rupestre no Município, sendo celebrado no dia 05 de outubro.
A secretária de Turismo, Bruna Barbosa, considera que a obra, será um marco para deixar registrado o patrimônio histórico e cultural de Alcinópolis, onde a pessoa que chegar ao nosso Município já entenderá a riqueza encontrada aqui. Além de que, o local se tornará um novo atrativo turístico para a cidade, que vêm ganhando cada vez mais destaque no segmento pela arte rupestre encontrada aqui e as belezas naturais que encantam os visitantes.
“A construção desse Portal é essencial para mostrar a identidade alcinopolense e ainda deixar a entrada da cidade mais atrativa, elevando assim o potencial turístico do Município”, ressalta o Prefeito Dalmy.
Para agendar uma visita e conhecer de perto toda as belezas de Alcinópolis, ligue:
067 3260 1739 – SEMUDES
Confira no link os sítios arqueológicos de Alcinópolis:
http://www.alcinopolis.ms.gov.br/hotsite/turismo/