As duas novas modalidades inseridas para o Calendário 2022 da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) foram aprovadas pela população. As aulas de Ginástica para Gestante e de Futevôlei já estão levando benefícios para a saúde dos alunos. As oficinas fazem parte do novo programa deste ano e estão sendo realizadas em parques e praças da Capital..
A agente social responsável pelo Futevôlei, na Praça do Belmar Fidalgo, Jessica falou sobre a busca pela modalidade. “A procura foi bem satisfatória por ser o início do projeto. Dia 21 completamos um mês de oficina e os horários 19h e 20h não têm mais vaga. A turma está lotada. A média é de 10 alunos por turma, e neste neste horário já estamos 14 alunos”.
A esteticista Anderleia Oliveira da Silva gostou da atividade. “Estou amando. Nunca joguei nada, mas agora descobri um esporte maravilhoso. É uma atividade física ótima. Só via na praia”.
Na ginástica para gestante, a agente social, Renata Balle, responsável pelas aulas do Parque Ayrton Senna, comentou que a gravidez é reconhecida como um momento único para a modificação do comportamento e não é considerada uma condição para o confinamento. “Os hábitos adotados durante a gravidez podem afetar a saúde da mulher pelo resto da vida, por isso tão importante uma oficina como esta. ”
A professora Renata explicou que existe um consenso entre as diretrizes de obstetrícia incentivando a atividade física durante a gravidez por causa de seus benefícios de curto e longo prazo.
“O exercício físico diminui em torno de 50% o risco de diabetes melito gestacional, em até 40% de pré-eclâmpsia, hipertensão arterial gestacional, ganho de peso excessivo e depressão. Além de favorecer o desenvolvimento fetal, evitar ou reduzir as dores comuns na gestação e facilitar o trabalho de parto normal”, concluiu.
Edilaine Mendonça, do lar, matriculou-se na oficina e já sente os benefícios da atividade. “Há um tempo procurava esse tipo de ajuda, infelizmente é muito caro, graças a Deus achei em tempo, vou ter o bebê a até 12 de maio. Não tinha noção nenhuma de que tipo de exercícios poderia me ajudar com as dores que vinha sentido, e exercícios que poderei utilizar no dia do parto. Os exercícios têm sido muito eficazes nessa reta final, e tem me dado mais disposição para fazer as coisas. ”
Fabiana Furtado, aluna que está participando da oficina de ginástica, também ficou satisfeita. “Fiz uma aula na semana passada e gostei muito. A professora deu exercícios de conscientização corporal, explicou como o corpo se prepara e funciona na hora do parto, deu dicas de como praticar, melhores formas de se levantar e sentar. A professora tem uma didática excelente, paciência para explicar e corrigir nossas execuções. Estou muito feliz pela oportunidade de participar das aulas e me preparar bem nesta gestação.
Portal PMCG.