Em menos de 12 horas de ladrões terem invadido o Aeroporto Municipal de Aquidauana e roubado três aeronaves, uma delas do cantor Almir Sater, outras de pecuarista e político, a Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana com o Batalhão de Choque prendeu Roger Breno Wirmond dos Santos, 22 anos, conhecido como “zóio”, e Cristhofer Cristaldo Rocha, 20, ambos moradores de Anastácio, como participantes do crime.
A investigação começou, segundo o jornal JNE, a partir do fato das cercas do local serem cortadas, onde os policiais chegaram atéa residência considerada a base da quadrilha, porém um dos cabeças, identifcado como Lázaro, não estaria mais lá.
Os militares então em diligências identificaram que Zóio seria um dos envolvidos no roubo e que estaria escondido em Anastácio. As equipes então foram até uma residência na Rua Alcantara e localizaram o bandido. Zóio tentou fugir, mas foi imobilizado pelos policiais. Ele negou participação no roubo, mas relatou que participou dos levantamentos sobre a rotina do Aeroclube, fazendo fotos junto com Lázaro. Zóio ainda disse que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço. Outra “obrigação” de Zóio era acompanhar toda a movimentação da polícia na cidade após o crime e manter Lázaro informado.
Fontes do JNE ainda informou que Roger, o Zóio, contou que Lázaro seria responsável junto com Cristhofer pelo planejamento e organização do roubo, além de providenciar as armas envolvidas no crime. O bandido ainda disse que conhece outros dois envolvidos, sendo Ivanildo da Silva Dias, conhecido como “nego” e outro meliante de alcunha “cupicho”. Equipes da PM chegaram a ir na casa de nego, porém este não foi localizado.
Os policiais militares localizaram Cristhofer, onde este também negou participação direta no crime, mas relatou que Lázaro o deixou responsável para providenciar as armas para o roubo. Junto com Lázaro, Cristhofer conheceu seis bolivianos, incluído os três pilotos que levariam as aeronaves até o destino após o roubo.
Outra fonte do JNE também confidenciou que outro envolvido no roubo se trata de Renato Correa, conhecido como Dego, morador de Aquidauana, foragido da Justiça, e este estaria na Bolívia, sendo o responsável por receber as aeronaves.
Localização das aeronaves
Em trabalho policial realizado pelo DRACCO – DEPARTAMENTO DE REPRESSÃO À CORRUPÇÃO E AO CRIME ORGANIZADO, sob o comando da delegada Ana Cláuda Medina, considera esclarecido que o paradeiro dado às aeronaves foi o estrangeiro, inclusive já se sabe o país de destino. As investigações conjuntas pelas Unidades da Polícia Civil seguem em andamento para apurar a qualificação dos demais integrantes do grupo.
A Direção do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado já inaugurou providências visando o desembaraço diplomático, necessário à prisão dos criminosos e recuperação das aeronaves subtraídas. Apesar do curto espaço de tempo do roubo ocorrido, há vasto material investigavo que demonstram a materialidade delitiva e sua autoria, as quais serão materializadas no decorrer do inquérito policial através de laudos periciais e provas testemunhais.