A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Derf (Delegacia Especializada de Repressão aos Roubos e Furtos), identificou e indiciou todos os integrantes de uma associação criminosa do Estado de Mato Grosso, que veio até Campo Grande para subtrair módulos eletrônicos e outras peças de caminhão.
Foram identificados e indiciados: Clayton Willeyn Martins de Souza, de 23 anos, que já está preso, Diego de Souza Costa, de 33 anos, Jhonatan Vieira Gomes, de 32 anos, e Roberto Carlos Pereira de Souza, de 34 anos, que estão com mandados de prisão em aberto e são considerados foragidos.
Conforme a Polícia Civil foi apurado que entre a noite de 30/06/2023 e a madrugada de 01/07/2023, o grupo criminoso invadiu as dependências de empresa localizada no Bairro Nova Lima e furtou módulo eletrônico do motor e tampa do câmbio automático de um caminhão Volvo FH 440, inutilizando o veículo temporariamente e causando um prejuízo à vítima de quase R$ 50 mil.
Assim que tomou conhecimento dos fatos, a polícia iniciou trabalho investigativo e conseguiu elucidar a autoria do crime, recuperar os objetos e identificou os possíveis receptadores.
Além de criterioso estudo comparativo de análise criminal, que englobou ocorrências similares registradas em outros estados, equipe da Derf compareceu até o local dos fatos, entrevistando testemunhas e apreendendo imagens. Após a análise das informações colhidas, foi possível determinar a dinâmica da subtração e identificar o automóvel utilizado no crime como sendo um Ford Ká, que já está em buscas nos sistemas policiais.
O trabalho investigativo contou com o apoio da Garras (Delegacia Especializada de Repressão de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) e englobou diligências em várias cidades da região Norte de MS (Bandeirantes, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde e Coxim). Horas após consumarem o crime, todos os envolvidos fugiram por cerca de 500 km rumando para a cidade de Rondonópolis/MT, localidade onde costumam exercer crime diversos.
Cabe ressaltar que todos os indiciados possuem anterior envolvimento em crimes graves, incluindo furto qualificado, latrocínio tentado, receptação, homicídio, tráfico de drogas, roubo majorado, associação para o tráfico e outros. Diante de tais elementos, a autoridade policial da Derf representou pela prisão preventiva dos indiciados, assim como pela expedição de mandados judiciais de buscas em endereços localizados no Mato Grosso.
Com o apoio da DERF/MT, foi deflagrada operação policial no dia 05/09/2023. A ação resultou na captura de Clayton, na prisão em flagrante, pelo crime de receptação, na apreensão de ferramentas utilizadas no crime e na recuperação de várias peças de caminhões, avaliadas em mais de R$ 100 mil.
Os demais membros da quadrilha considerados procurados pela polícia em todo território nacional.