A rede de fast food Sal e Brasa Grill Express em parceria com a Data Makers, agência de dados e Instituto de Pesquisa, com apoio da Got-It Consulting, consultoria em gestão do conhecimento e Direitos Humanos, estão realizando uma ampla pesquisa para saber sobre como o consumidor final gosta de consumir a carne. E uma parte desse trabalho levantou questões interessantes de como será o consumo dessa proteína na Ceia de Natal.
Foram entrevistados no período de nove dias, 115 pessoas de todo o Brasil. Segundo os entrevistados, 65% pretende manter o mesmo nível de consumo em relação ao ano passado. Já 25% disse aumentar o consumo e 10% vai diminuir, em relação ao ano passado.
O CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro, esclarece que essa pesquisa deixa muito claro que a carne é a proteína favorita dos brasileiros, e como os preços dos produtos estão baixando, mais animados os consumidores ficam.
Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), no período de 12 meses, até novembro, o frango inteiro teve uma queda de 13,67% e o pernil suíno de 1,40%. O lombo suino ficou estável (0,06%). Só o bacalhau teve uma alta de 8,28%.
Como a franquia trabalha com grelhados, saber quais os tipos de carne que os brasileiros preferem e o ponto que mais agrada, é fundamental para manter a qualidade e preferência entre os consumidores.
A presença da carne na Ceia de Natal
É tradição na Ceia de Natal dos brasileiros ter mais de um tipo de proteína na mesa. A carne bovina, por exemplo, será consumida por 63% dos entrevistados. Enquanto as carnes suína e de aves estão na preferência de 60%. Já o famoso peru, está na lista de 42% dos entrevistados.
Segundo o CEO da Data Makers, Fabricio Fudissaku, ao somar os respondentes que irão consumir pelo menos um tipo de carne chega-se ao emblemático número de 95% de pessoas que comerão a proteína na festa de Natal. “Também levantamos que muitas pessoas que não consomem carne durante todo o ano, farão uma exceção na data para comer o peru de Natal ao lado da família. Isso explica um número alto de pessoas que comerão carne na Ceia”, explica Fabrício.
E como em toda festa tradicional, os pratos obrigatórios também foram listados. O peru é obrigatório para 53% dos entrevistados. Enquanto, a carne bovina é obrigatória para 37% dos respondentes e a carne suína para 22%. O arroz, feijão e a lentilha foram citados como indispensáveis.
O dilema do ponto da carne
Já o ponto da carne costuma gerar uma grande discussão entre os membros da família. Para 51%, a carne será servida no ponto de preferência da maioria. Já 31% afirmou que fará o ponto da sua preferência, e 17% disse que fará a carne no ponto de preferência da sua família. Apenas 1% disse que oferecerá mais de uma opção de ponto durante a Ceia de Natal.
E como entrar em um consenso é bem complicado, 59% dos entrevistados afirmaram que a Ceia de Natal gerou discussões familiares.
Quanto à forma de celebrar essa data especial, 52% disse que ficará em casa com a família e amigos, enquanto 31% irá para casa de amigos ou familiares. Apenas 7% disse que fará a ceia em um restaurante.