Nesta quinta-feira (5), às 8h, os Peritos Criminais e Médicos Legistas farão uma manifestação em frente da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) como parte do Movimento “Perícia Legal”, liderado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (SINPOF-MS).
A ação segue o Movimento “Cumpra-se a Lei”, do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de MS), que vai acontecer simultaneamente.
“Teremos mobilização em todas as 14 URPI (Unidade Regional de Perícia e Identificação) em todo o estado e a cada dia, o movimento se fortalece com a participação ativa de todos os colegas da polícia civil”, disse o presidente do Sinpof/MS, Francisco Orlando de Almeida.
O Movimento ‘Perícia Legal’ orientou os peritos criminais e peritos médicos legistas a agirem estritamente dentro da lei, obedecendo aos prazos e protocolos estabelecidos nas normativas, sem os famosos ‘quebra-galho’ para agilizar os procedimentos. Assim, não haverá prejuízo à sociedade.
Na última quinta-feira (26), as categorias realizaram uma grande manifestação em frente à Assembleia Legislativa (ALEMS), onde mais de 500 policiais civis e peritos oficiais se reuniram para pedir o apoio dos parlamentares na criação de uma comissão para intermediar as negociações com o Governador Eduardo Riedel (PSDB), que alega que o estado não tem dinheiro para cumprir com a promessa feita durante a campanha eleitoral de valorização da carreira e aumento salarial dos policiais.
Ontem, o presidente da ALEMS, Gerson Claro anunciou a criação da Comissão que vai intermediar a crise na Segurança Pública. A reunião deve acontecer dia 10 de setembro.
Serviço
Manifestação Dia 5 (quinta-feira) em CG – CGP
Horário: 8h
Local: Rua Dr. Anibal de Toledo, 345, Vila Santa Dorotéia (Próximo ao Comper da Rui Barbosa)
*No interior vai ser na frente de cada URPI (Unidade Regional de Perícia e Identificação), às 8h