A Páscoa, marcada para 20 de abril deste ano, é uma das datas mais lucrativas para o mercado de confeitaria. Com a crescente busca por ovos de chocolate artesanais e personalizados, tanto confeiteiros experientes quanto iniciantes têm a oportunidade de transformar a data em um grande negócio. Contudo, o segredo para o sucesso está no planejamento e antecipação, especialmente na compra de insumos.
Segundo o chef chocolatier Lucas Mendes, da Harald, empresa líder no mercado de coberturas e chocolates para o mercado profissional, o momento de garantir os insumos para a produção é agora. “Comprar ingredientes com antecedência permite trabalhar com preços mais baixos e manter uma margem de lucro maior. À medida que a data se aproxima, a demanda cresce e, normalmente, os custos sobem”, alerta.
Lucas também destaca que, ao planejar com antecedência, o profissional tem tempo para pensar em soluções inteligentes e viáveis, como o uso de coberturas para a produção das cascas de ovos. “Trabalhar com coberturas, como a linha TOP da Harald, é uma excelente alternativa ao chocolate tradicional. Elas oferecem alta qualidade, são fáceis de manusear e possuem um custo mais acessível. Isso permite ao confeiteiro ampliar o portfólio e atender diferentes perfis de consumidores, com opções que cabem em diversos orçamentos”, afirma o chef.
Contudo, ele reforça que, diante das altas temperaturas do início do ano, o armazenamento correto é essencial para garantir a qualidade dos produtos até a Páscoa. “Mesmo com o planejamento antecipado, é fundamental cuidar da armazenagem para evitar perdas. Locais frescos, entre 18°C e 25°C, longe da luz direta e de fontes de calor, são ideais. Armazenar nas próprias embalagens garante que o produto permaneça com sua qualidade adequada, mas quando abertas, é fundamental colocá-las em potes herméticos que protegem contra umidade e odores indesejados, preservando sabor e textura dos chocolates”, orienta Lucas.
Outra dica do chef é investir em transporte seguro para evitar derretimento em deslocamentos. “Utilizar caixas térmicas com gel refrigerante e escolher horários mais frescos para transporte são estratégias que fazem toda a diferença na qualidade final do produto”, acrescenta.
Com planejamento antecipado e atenção aos detalhes, além de aproveitar a Páscoa para alcançar excelentes resultados financeiros, o empreendedor também pode conquistar clientes fiéis. “Preparar-se já nos primeiros meses do ano garante preços mais competitivos, permite ampliar o portfólio e atrair novos clientes, além de fidelizar os atuais”, finaliza Lucas.