Parceria entre o Senai e Funsat (Fundação Social do Trabalho) formou, nesta segunda-feira (11/03), a primeira turma de reparador de obras prediais do programa Qualifica Campo Grande. Além da entrega dos certificados, a cerimônia, realizada na Escola da Construção, na Capital, também recepcionou o segundo grupo de alunos participantes da iniciativa.
De acordo com o gerente de Gestão de Negócios do Senai da Construção, Plínio Gratão, a meta é formar cem alunos até o final do ano com o intermédio da Funsat, que seleciona os participantes.
“Os alunos migram por todas as áreas: elétrica, alvenaria, carpintaria e pintura. Os três primeiros módulos são realizados aqui no Senai e o último módulo, que é de pintura, eles vão pintar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou Escola. É a mão na massa”, explica.
Diretor-presidente da Funsat, Paulo Silva, explica que os alunos são servidores municipais contratados por meio do Primt (Programa de Inserção no Mercado de Trabalho). “Queremos qualificá-los para construtores civis para que possam trabalhar dentro dos aparelhos públicos até cumprirem o tempo deles no programa e depois sair para o mercado”.
Os atendidos pelo Primt são pessoas de baixa renda participantes do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) com renda menor que meio salário mínimo. Conforme o diretor, o nome do Senai na formação dos alunos agrega valor aos currículos dos participantes. “Isso vai tirar os alunos de trás da fila e vai colocá-los para disputar com quem está na frente”, ressaltou.
O curso possui uma carga horária de 240 horas e aborda conteúdos das áreas de hidráulica, elétrica, pintura e serviços em alvenaria. O objetivo é capacitar até 100 pessoas indicadas pela contratante, tendo como ambiente prático, até três prédios públicos.