Campo Grande viveu uma noite mágica nesta quinta-feira (4), com a abertura oficial do Pantanal Fashion Week 2025. O evento, realizado no Ponto Bar, reuniu profissionais da moda, influenciadores e público em geral para celebrar criatividade, diversidade e representatividade.
A passarela foi inaugurada com um desfile em formato Co.lab, reunindo três criadores independentes de moda que apresentaram peças autorais em uma performance vibrante e repleta de cores. Para marcar a abertura, o casting trouxe modelos trans, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e o protagonismo de diferentes identidades no cenário fashion sul-mato-grossense.
Vozes do evento
Para Nair Gavilan, coordenadora do Colegiado Setorial de Design e Moda, o momento é histórico.“Nosso evento de moda autoral abre espaço para a diversidade, garantindo acessibilidade a modelos e estilistas trans. Mais do que tendências, queremos promover visibilidade e impacto social, mostrando que a moda pode transformar vidas e abrir caminhos de igualdade. Para nós, moda é também contar histórias reais: a passarela é lugar de pertencimento, respeito e reconhecimento da beleza na diversidade.”
Já para o produtor cultural Thallyson Perez, responsável pelo Ponto Bar, o Pantanal Fashion Week reafirma um propósito. “Para mim este momento é sobre reafirmar o propósito do meu trabalho: fortalecer e dar visibilidade à comunidade LGBTQIA+. É muito simbólico que este evento de moda autoral aconteça no Ponto Bar, um espaço que nasceu para ser casa de afeto e resistência. Trazer o protagonismo de pessoas trans para a passarela é um gesto necessário de inclusão, reconhecimento e valorização. Acredito que só construímos uma cena cultural verdadeiramente potente quando todas as identidades têm lugar e voz.”
Programação continua hoje
O Pantanal Fashion Week segue nesta sexta-feira (5) com desfiles de novas coleções e a aguardada palestra da jornalista Daniela Falcão, às 20h30, em parceria com o Sebrae-MS. Daniela é referência no mercado editorial de moda no Brasil e deve trazer reflexões sobre criatividade, representatividade e moda consciente, conectando a produção regional às tendências nacionais.
O Pantanal Fashion Week 2025 é uma realização do Colegiado Setorial de Design e Moda de Mato Grosso do Sul e do Ponto Bar.
Conta com apoio do Sesc Cultura, Sebrae, Senac, Governo do Estado (Secretaria de Cidadania e Cultura e Fundação de Cultura) e da Secretaria de Turismo de Campo Grande.