O padrinho da Corrida do Pantanal, Yeltsin Jacques, foi convocado, na terça-feira (03/10), para disputar os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que serão realizados de 17 a 26 de novembro. Até o momento, o Comitê Paralímpico Brasileiro já anunciou 277 atletas de 15 modalidades para a competição no Chile.
Mas antes, Yeltsin já tem um compromisso muito importante em Campo Grande: a Corrida do Pantanal, no próximo domingo (08/10). O padrinho da prova não vai competir, mas fará parte da maior festa do atletismo do centro-oeste.
“Estou aguardando ansiosamente a Corrida do Pantanal, muito feliz por ser padrinho mais uma vez e poder recepcionar atletas do Brasil e do mundo em Campo Grande. Além da visibilidade que vai trazer para o nosso estado, o nosso pantanal. O percurso de 15km ficou ainda mais bonito, porque vai mostrar muito bem as belezas da cidade morena”, destacou.
Yeltsin Jacques compete na classe T11, que são atletas cegos. Em julho deste ano, conquistou o ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m no Mundial de Atletismo em Paris. Antes da Corrida do Pantanal, nesta quinta-feira, ele disputa o Conexão Paralímpica, em São Paulo, um evento de nível nacional universitário, já que Yeltsin cursa a faculdade de educação física. Será uma preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Depois, já inicia o ciclo de treinamentos para as competições mais importantes do ano que vem, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos, ambos no Japão.
O atleta, que já rodou o mundo disputando várias competições, reconhece a dimensão da Corrida do Pantanal. “A prova mudou para selo prata, agora é de âmbito nacional e tem tudo para ser uma das melhores provas do Brasil. Certamente, vai abrilhantar o cenário de provas de rua nacional e levar o nosso Mato Grosso do Sul para ser mais conhecido pelo país e pelo mundo”, enfatizou.