O que começou com a leitura de um artigo em italiano, em 2011, transformou-se em uma profunda amizade internacional baseada na fé e no compromisso com a evangelização. O padre Marcelo Tenório, de Campo Grande (MS), foi um dos primeiros religiosos brasileiros a conhecer e divulgar a história de Carlo Acutis, o jovem italiano que será canonizado no próximo dia 27 de abril de 2025. Carlo, que morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, dedicou sua curta vida à Eucaristia e à evangelização por meio da internet.
Ao conhecer essa história, padre Marcelo se sentiu tocado e entendeu que o testemunho do jovem precisava ser compartilhado com mais pessoas. “Achei que mais pessoas deveriam conhecer o Carlo. A história dele precisava chegar ao Brasil”, afirma.
Movido por esse desejo, o padre entrou em contato com a Associação Carlo Acutis. A resposta veio diretamente de Antonia Acutis, mãe de Carlo. Foi o início de uma conexão afetiva que atravessaria oceanos. “Italiano é muito próximo da gente. Assim que eu entrei em contato, a mãe dele gostou muito da ideia de fazer essa divulgação aqui no Brasil”, relembra. Desde então, a relação entre o sacerdote sul-mato-grossense e a família Acutis se estreitou. Marcelo passou a visitar Assis, na Itália, com frequência, e a as visitas se tornaram encontros familiares. “Era almoço, janta e passeios com dona Antonia.
Ela é uma mãe italiana, muito expansiva, muito agradável, conversa bastante, então a gente brinca muito. O pai do Carlo, o sr Andreas, é uma pessoa maravilhosa, um homem que disciplina os filhos”, conta. Além de manter contato com os pais, o padre também conviveu com os irmãos de Carlo.
Essa convivência, segundo ele, reforçou ainda mais a responsabilidade de levar adiante o testemunho do jovem beato no Brasil, principalmente em Campo Grande, onde aconteceu o primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano. A amizade e o comprometimento de padre Marcelo com o legado de Carlo Acutis fizeram dele um dos principais divulgadores da vida do futuro santo no país. Hoje, ele é referência quando o assunto é espiritualidade jovem e uso da tecnologia como ferramenta de fé — valores tão bem vividos e ensinados por Carlo.