A OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) se apresentou, juntamente com integrantes da Orquestra Jovem do Moinho Cultural, nesta terça-feira (19), no evento de comemoração dos 80 anos de Ribas do Rio Pardo. No Parque dos Ipês, os 28 músicos apresentaram o concerto “Temas de filmes”, que faz uma verdadeira viagem musical por grandes clássicos do cinema mundial.
Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze agradeceu ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, diretamente de Corumbá, por levar um pouco do que é produzido em Mato Grosso do Sul para a comemoração do aniversário do município.
“Queremos que voltem. Esse projeto é mantido pela Lei Rouanet. Empresas como a Vale subsidiam esse projeto magnífico. Quem sabe um dia possamos ter um puxadinho do Moinho Cultural em Ribas do Rio Pardo?”, sugeriu o prefeito, durante o evento.
Para o professor de música de Ribas do Rio Pardo Jehu Lucas, 25 anos, disse que a apresentação da OCAMP em Ribas do Rio Pardo foi “significante”. Ele é professor no projeto “Banda Gilberto Fogaça”, fundado pelo pai dele. “É muito significante para nós reforçar a área musical da nossa cidade. Pudemos ver que o projeto (do Moinho Cultural) está consolidado, tem uma qualidade musical muito boa. Ouvir a OCAMP foi um presente muito grande e um prazer poder assistir esse concerto”, afirmou.
O concerto ‘Temas de filmes’ tem um repertório especial, preparado com nostalgia e emoção para que o público mergulhe no universo da sétima arte. Trata-se de um concerto emblemático, uma verdadeira aventura sonora com a presença de grandes clássicos.
Para Vitória Elisany, 17 anos, que integra a Orquestra Jovem, a apresentação foi uma oportunidade de mostrar seu potencial enquanto musicista. “A gente ensaia o ano todo para se preparar para essas viagens e dar o nosso melhor e mostrar o potencial que nós temos”, conta.
A viagem a Ribas do Rio Pardo foi a primeira de Vitória pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, mas ela já está na instituição há sete anos e, desde os 11 anos, se dedica ao violino.
Diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon destacou a importância da integração com outros municípios. “O Moinho Cultural existe há 20 anos graças a parceiros, apoiadores e muita força de vontade de levarmos a transformação por meio da arte adiante. Ribas do Rio Pardo vive um momento único da sua história, de crescimento, expansão, e participarmos de um aniversário tão emblemático é uma honra para nós. Queremos e trabalhamos para que esta integração sempre ocorra e que o Moinho Cultural esteja em cada pedaço do nosso Estado”, afirmou.