Entre rios, planícies e memórias, nasce Onça Pitoca, obra do escritor Jaminho que traduz em literatura o mosaico cultural sul-mato-grossense. A coletânea é um caleidoscópio de narrativas que entrelaçam usos e costumes, fatos históricos, a relação entre homem e natureza, e os encontros entre o rural e o urbano que moldam a vida no Estado.
Natural de Guia Lopes da Laguna, Jaminho é pesquisador da história e da cultura regional, transformando lembranças e símbolos identitários em relatos ficcionais. Autor de mais de dez livros de contos e de uma novela, é também membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE-MS).
Para ele, ver a obra chegar às mãos dos leitores é motivo de celebração:
“É uma grande conquista! Uma imensa satisfação de que as novas gerações terão acesso a uma literatura que descreve, revela e mostra aspectos demarcatórios da história e da cultura da sociedade sul-mato-grossense”, afirma.
O livro integra o Projeto Leia MS, viabilizado pela Lei Aldir Blanc. Em setembro, a escritora e editora Mara Calvis, representando a Vida Produções, entregou 100 exemplares impressos de Onça Pitoca à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que serão destinados ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/MS), fortalecendo o acervo em diversas cidades. Outros 100 exemplares foram entregues ao próprio autor, que poderá comercializar e ampliar a divulgação da obra, incentivando que mais leitores tenham acesso ao livro.
Além da versão impressa, Onça Pitoca também ficará disponível em formato digital, gratuitamente, no aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, durante dois anos. Como contrapartida prevista no edital, Jaminho elaborou um roteiro de leitura e gravou um vídeo de apresentação, materiais que aproximam estudantes do universo literário e de seus autores.
Vale destacar que o Projeto Leia MS é destinado à reedição de livros já publicados em anos anteriores, possibilitando que obras importantes da literatura regional sejam republicadas e circulem em novas edições.
O Projeto foi realizado por meio do Edital nº 6 – Leia MS, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme previsto no edital, todos os produtos artístico-culturais e materiais de divulgação devem exibir as marcas do Governo Federal e do Governo Estadual.
Leitores interessados em obter exemplares de Onça Pitoca podem entrar em contato com a editora Vida Produções https://bit.ly/VidaProducoes, diretamente com o autor Jaminho pelo (67) 99952-0443, pelo instagram.com/autorjjbarbosa ou pelo https://www.facebook.com/jamesjorge.barbosaflores .