• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Fevereiro 28, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

O acordão do Centrão com a esquerda

Sempre que lhes é conveniente, seja para ganhar um projeto político ou para escapar da cadeia, alas ideológicas que se dizem inconciliáveis fazem alianças. Foi o que aconteceu agora com a PEC que prevê o cumprimento de pena em segunda instância.

Alan Diógenes by Alan Diógenes
22 de Dezembro de 2021
in Novidades, Política
0
O acordão do Centrão com a esquerda

A REGRA Arthur Lira, presidente do Centrão: exímio em manobras (Crédito: Adriano Machado)

Share on FacebookShare on Twitter

Líderes do Centrão e de partidos de esquerda voltaram a dar as mãos, seguindo o nem sempre saudável princípio de que em política as coisas nunca são, as coisas sempre estão sendo. Dessa vez, o entendimento teve o objetivo de enterrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a prisão do réu e o início do cumprimento da pena logo após a condenação em segunda instância. A grande maioria dos parlamentares é contra essa proposta, e, convenhamos, não é difícil à leitora e ao leitor adivinharem a razão. Mas não nos custa, também, ser claros: muitos deles são investigados por corrupção e temem passar uma temporada na cadeia. Assim, na correria e em surdina, o bloco fisiológico do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e siglas como PT, PSB e PDT uniram-se para urdir um golpe no dia em que a Comissão Especial analisaria o projeto, que tem a relatoria de Fábio Trad (PSD-MS). Em 24 horas, lideranças atuaram nos bastidores e substituíram na comissão dezenove integrantes que votariam a favor da PEC por outros que são contrários a ela. A manobra não só empurrou a análise para fevereiro de 2022, como reduziu praticamente a zero a chance de seu avanço na Casa. “Eu fiquei muito frustrado, porque trabalhamos exaustivamente para aprová-la. Só pautamos porque tínhamos maioria”, disse Aliel Machado (PSB-PR), presidente da Comissão Especial, composta por trinta e quatro parlamentares. “O que aconteceu não é ilegal, mas e feio”. Na verdade, Machado foi suave demais: feio é colocar em público o dedo no nariz, o que ocorreu é totalmente antirrepublicano e antiético. Ao ver que os membros da comissão haviam sido trocados, Trad retirou o relatório.

O movimento que afundou a PEC foi orquestrado por Arthur Lira, um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro. No início de dezembro, ele recebeu Machado em seu gabinete e foi avisado de que seria marcada a data de votação. Lira pediu-lhe mais tempo para que se buscasse um acordo com outras lideranças partidárias. Pouco tempo passou, e a composição de mais da metade do colegiado sofreu alteração — sem qualquer justificativa. “Antes da manobra, era garantido que a PEC seria aprovada. Agora muda a perspectiva.

Post+

Agehab abre nova chance de moradia com 80 unidades em Campo Grande

Idoso de 71 anos é preso por estuprar enteada que na época tinha 10 em Aquidauana

Minha esperança é de que haja mobilização popular”, afirmou Trad, sem atinar que em plena pandemia e surto de gripe, e em pleno sol de verão, ninguém está a fim de ir às ruas segurar faixa por segunda instância. Ele foi avisado da mudança repentina por um consultor da Câmara, na véspera da votação. Ao analisar as trocas, percebeu que estava sendo vítima de uma armação e que o mais sensato era retirar a proposta. Raciocínio fechado, projeto retirado: “ele não tem cunho personalista ou persecutório. É apenas um instrumento para fazer com que a Justiça brasileira não seja a única do mundo que, para se efetivar uma decisão, deva percorrer três instâncias”. O projeto aguardava análise desde 2019, ano em que o STF decidiu que condenados só cumprirão pena após trânsito em julgado (quando esgotados todos os recursos) e jogou a regulamentação no colo no Legislativo.

Acordos como esse, de partidos de esquerda com o Centrão, e vice-versa, não são raros. O PT sabe disso porque passeia bem no vaivém de laços rompidos, laços reatados. E não somente o PT. Na votação da PEC dos Precatórios, por exemplo, muitos parlamentares do PDT e PSB votaram de forma contrária à orientação partidária, seguindo bolsonaristas do Centrão, favoráveis à proposta. Em outubro, esquerda e Centrão também trabalharam juntos na votação de outra PEC: a que ameaçava o poder de investigação do Ministério Público. O PT e o grupo de Lira atuaram em conjunto, ainda, quando se aliaram para alterar a Lei da Ficha Limpa, impondo a necessidade de condenação em segundo grau para que um político seja impedido de disputar eleições. A Câmara dos Deputados é mais ou menos assim: os ideais e programas são tudo quando os riscos de prisão são nada. Não sem motivo, portanto, apenas 10% dos brasileiros, segundo o Datafolha, consideram bom ou ótimo o Congresso. Mas façamos importante ressalva: ainda que nenhum brasileiro goste dele, Câmara e Senado têm de funcionar porque é um Poder vital à democracia e não podem sofrer ameaças de cerceamento.

“Houve um desconforto por parte de alguns que se surpreenderam com a minha posição. Porque queriam votar para rejeitar o projeto. Agora, vamos tentar votar só em fevereiro de 2022”, disse o relator. A expectativa dele e de Machado era de que a votação acontecesse até o fim deste ano. Nenhum deles foi comunicado pelas lideranças de que fariam alterações na composição do colegiado. Nem pelas dos seus próprios partidos.

Contrário à proposta, o Centrão manobrou para alterar vários parlamentares da comissão. O deputado Pastor Gil (PL-MA), por exemplo, foi substituído por Júnior Mano (PL-CE). Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) deu lugar a Gilberto Abramo (Republicanos-MG). Cacá Leão (PP-BA) e Fausto Pinato (PP-SP) também foram indicados a ocupar as vagas do partido no colegiado. Em um movimento casado com outras legendas, o PT indicou Paulo Teixeira (SP) para ocupar a cadeira de titular.

Antes suplente, o petista é contra à PEC. O PSB, de Machado, substituiu Mauro Nazif (RO) por Milton Coelho (PE) na suplência, assim como fez o PDT, que indicou Mário Heringer (PDT-MG). A estratégia para enterrar a PEC contou ainda com a participação de congressistas do PSDB, do DEM e do MDB. Questionado sobre a mudança ter contemplado congressistas do PSB, Machado afirmou que não acredita que a troca promovida pela legenda interferiria na aprovação da proposta.

Um dos maiores defensores da PEC, o pré-candidato Podemos à Presidência, criticou Sergio Moro, criticou a estratégia atribuída a “partidos da base do governo”. “Foi um movimento do partido da base do governo, incluindo o próprio partido do presidente, o PL. É muito ruim, porque esse tema é fundamental para reduzir a impunidade no combate à corrupção”, disse o ex-juiz da Lava Jato. Vários políticos que passaram pelas de Moro acabaram presos por terem tido condenações confirmadas em segunda instância. É o caso, por exemplo, do ex-presidente Lula, preso depois após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Fonte: Ricardo Chapola/ Isto É.

 

Tags: O acordão do Centrão com a esquerda
Post

Vacina da Janssen: procura por dose de reforço está baixa em Mato Grosso do Sul

Próximo

Espetáculo “CircA” terá 6 exibições online neste fim de ano

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Agehab abre nova chance de moradia com 80 unidades em Campo Grande
Habitação

Agehab abre nova chance de moradia com 80 unidades em Campo Grande

by Redação Capivara News
2026/02/27
0

A oportunidade de conquistar a casa própria volta a mobilizar...

Ler mais...
Idoso de 71 anos é preso por estuprar enteada que na época tinha 10 em Aquidauana

Idoso de 71 anos é preso por estuprar enteada que na época tinha 10 em Aquidauana

2026/02/27
Capivara News TV: Bombeiros procuram rapaz de 18 anos que desapareceu em prainha de Três Lagoas

Corpo de jovem de 18 anos desaparecido no Rio Paraná em Três Lagoas é encontrado

2026/02/27
Mulher que matou o marido em festa de confraternização da empresa dele é presa

Mulher que matou o marido em festa de confraternização da empresa dele é presa

2026/02/27
Capivara News TV: Polícia e Prefeitura derrubam ponto de drogas e prostituição em Bataguassu

Capivara News TV: Polícia e Prefeitura derrubam ponto de drogas e prostituição em Bataguassu

2026/02/27
Projeto apresentado por deputada pode alterar regras de pagamentos judiciais em MS

Professora Gleice Jane defende fortalecimento das políticas culturais em Dourados

2026/02/27
Coronel David diz que Governo Lula é fracasso e chama o povo pra “Acorda Brasil”

Coronel David diz que Governo Lula é fracasso e chama o povo pra “Acorda Brasil”

2026/02/27
Homem morre ao cair de trator ao abrir estrada de acesso à carvoaria em Ribas

Homem morre ao cair de trator ao abrir estrada de acesso à carvoaria em Ribas

2026/02/27
Para fortalecer políticas públicas, Casa Civil foca nas entregas do MS Ativo

Para fortalecer políticas públicas, Casa Civil foca nas entregas do MS Ativo

2026/02/27
AGORA: Homem é encontrado morto a golpes de faca na Vila Glória

AGORA: Homem é encontrado morto a golpes de faca na Vila Glória

2026/02/26
Ler mais...
Próximo
Espetáculo “CircA” terá 6 exibições online neste fim de ano

Espetáculo “CircA” terá 6 exibições online neste fim de ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Dupla que assaltava de moto na Capital e quase matou vítima esfaqueada é presa

Dupla que assaltava de moto na Capital e quase matou vítima esfaqueada é presa

6 de Dezembro de 2024
Contrastes de verão devem marcar o tempo no final de semana em MS

Contrastes de verão devem marcar o tempo no final de semana em MS

25 de Fevereiro de 2022
Eduardo Riedel recebe B3 e assegura Parcerias Público-Privadas para o desenvolvimento de MS

Eduardo Riedel recebe B3 e assegura Parcerias Público-Privadas para o desenvolvimento de MS

16 de Janeiro de 2023
7ª edição da campanha ‘Aqueça uma vida’ arrecada doações até o dia 24 de maio

7ª edição da campanha ‘Aqueça uma vida’ arrecada doações até o dia 24 de maio

15 de Maio de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.