A manhã do último sábado (24), foi dedicada a cuidar da saúde mental e beneficiários e colaboradores da Cassems participaram de com aulas de Yoga e Mindfulness em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ – mês dedicado a prevenção do suicídio.
Para a coordenadora do setor de psicologia da Cassems, Cláudia Szukala, as atividades realizadas no Parque das Nações Indígenas além de celebrar a vida, tem o objetivo de oferecer instrumentos que contribuem para a qualidade de vida e bem-estar do corpo e da mente. “Atividades como Yoga e Mindfulness, quando praticadas no dia a dia diminuem a ansiedade, o nível de estresse, ajudam a organizar os pensamentos e a se conectar com o mundo interior”, afirma Cláudia Szukala.
A gestora de negócios Márcia Jara Davalo que participou da ação Setembro Amarelo da Cassems explica como a atividade física contribui para o bem-estar físico, emocional e mental. “O Yoga fez eu me conhecer melhor, entender todas as minhas necessidades. Eu sinto muito essa diferença, me traz mais para o centro e me ajuda a ficar mais focada”, comenta Davalo.
Essa clareza mental e autoconhecimento são alguns dos benefícios que o Yoga traz para quem pratica a atividade física e que podem ser ampliados com o auxílio do mindfulness, conforme explica a professora de Yoga da Cassems Isis Neves. “A pessoa tem que ter o hábito de uma atividade física, para cuidados com o corpo, e a parte da respiração para trazer ela para o momento presente. A meditação traz mais consciência, e esse olhar para dentro, para perceber a qualidade dos pensamentos”, ressalta Isis Neves.
O psicólogo Ricardo Takaki que conduziu a aula de mindfulness, explica que é uma técnica antiga, mais conhecida como meditação, feita em passos e tem entre os objetivos para serem alcançados o autoconhecimento e a autocompaixão. Takaki falou também sobre a importância da ação promovida pela Cassems no último fim de semana. “Estar aqui num ambiente como o parque em um evento como esse é muito importante. Tanto pelo movimento do Setembro Amarelo quanto pelo fato da gente poder falar de qualidade de vida, de saúde mental. E é muito importante apresentar recursos como a prática de Yoga e a meditação”, pontua.
Segundo a gestora hospitalar e coordenadora da psiquiatria da Cassems Larissa Muller, durante o ano inteiro o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) da Caixa dos Servidores desenvolve ações para incentivar o cuidado com a saúde mental. “É sempre muito difícil tocar em um assunto que infelizmente ainda é um tabu para a sociedade. A pandemia trouxe a nós números alarmantes de crescimento na procura por assistência à saúde mental, nós do CIAPS através de uma equipe multidisciplinar, estamos preparados para auxiliar nossos beneficiários”.
Larissa Muller pontua também que as ações são intensificadas em setembro com o intuito de levar aos beneficiários maior conhecimento sobre a importância do cuidado e como podemos identificar situações que levam ao suicídio.
Como ajudar
A professora Isis Neves lembra que atividades como a ação desenvolvida pela Cassems são importantes para além de fornecer instrumentos para o autocuidado da saúde mental incentivar o cuidado com o outro. “O mais importante nesse momento é a gente ter o olhar para o próximo, porque às vezes tem uma pessoa que está passando por uma situação de depressão e precisamos fazer esse ‘acolhimento’ e ajudar essa pessoa chegar até um profissional”, destaca.
Beneficiários da Cassems interessados em cuidar da saúde mental podem procurar o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps). Na rua São Paulo, nº 68, mais informações sobre o Ciaps podem ser obtidas pelo telefone (67) 3325-9610.