No Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito celebrado neste sábado (23), os agentes de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) celebram conquistas que reconhecem a atuação desses profissionais no quadro da segurança pública.
A publicação da Lei 14.684 na última quarta-feira (20) pelo Governo Federal foi motivo de comemoração. “Mais um avanço para os Agentes de Trânsito do DETRAN/MS que labutam diuturnamente na garantia da segurança pública viária nas vias urbanas e rodovias estaduais de nosso Estado para preservação de vidas. A categoria teve mais um avanço no reconhecimento das atividades policiais que desenvolve, passando a ter suas atividades reconhecidas como perigosas”, destacou o chefe de fiscalização do Detran, Ruben Ajala.
Além do patrulhamento viário, a atuação desses profissionais inclui realizar operações/fiscalizações de trânsito e de transporte e atendimento de sinistros de trânsito nas vias urbanas e rodovias estaduais, no exercício do poder de Polícia de Trânsito para promover a segurança viária nos termos da Constituição Federal.
“É nossa missão preservar vidas e garantir a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas de Mato Grosso do Sul”, afirma.
Com a promulgação da emenda Constitucional 82 de 16 de julho de 2014, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – DETRAN/MS, como Órgão Executivo de Trânsito do Estado passou a ter como missão a garantia da Segurança Viária nas vias públicas. Além disso, com a sanção da lei federal 13.675/2018 seus agentes de trânsito passaram a compor o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP como agentes de segurança pública.
Homenagem
Na última quinta-feira (21) os agentes de trânsito do Detran-MS foram homenageados com moção de congratulação pelos serviços prestados em Corumbá após estragos provocados por vendaval que atingiu o município.
Durante quatro dias as equipes atuaram na organização do trânsito em Corumbá que foi atingida por ventos de mais de 100km/h que deixaram sinalizações destruídas e cruzamentos sem sinalização devido 21 semáforos inoperantes ou operando com algum tipo de problema.
A moção assinada pelo prefeito, Marcelo Iunes, e do vereador, Alexandre Vasconcelos, foi entregue pelo gerente regional do Detran, Carlos Davi.