A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) marca presença neste sábado (19) na edição do projeto Ação Cidadania – Todos por Elas, realizada no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. O evento é promovido das 8h às 17h, com entrada gratuita e atendimentos voltados às populações rural e urbana.
Depois da boa adesão das comunidades atendidas pelo programa “Agraer em Ação” em cidades da faixa de fronteira, a instituição foi convidada a participar da Ação Cidadania – Todos por Elas, iniciativa que reúne diversos órgãos em torno de serviços gratuitos e mobilização pelo fim do feminicídio em Mato Grosso do Sul.
“A Agraer tem atuado de forma intensa nas comunidades rurais, com serviços de extensão, orientação previdenciária e apoio à produção. A resposta tem sido tão positiva que fomos convidados a ampliar essa atuação na cidade, dentro de um projeto que também defende uma causa essencial: o combate à violência contra a mulher”, afirma o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
Durante o evento, a Agraer estará atuando em conjunto com a defensoria Pública da União – DPU, oferecendo diversos atendimentos: requerimentos de aposentadoria – BPC/LOAS, Salário maternidade, Auxílio reclusão, orientações sobre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e informações sobre programas voltados à agricultura familiar.
“É um momento para levar informação e cidadania a quem mais precisa, sejam eles produtores rurais ou moradores da área urbana. Nossos serviços são abertos a todos e ajudam a garantir acesso a direitos e políticas públicas”, destaca a assistente social da Agraer, Yaiza Baís.
A ação integra o movimento estadual Todos Por Elas, liderado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), com a proposta de reunir esforços no combate ao feminicídio e na promoção de políticas de inclusão, saúde, educação e dignidade para as mulheres sul-mato-grossenses.
Realizada pelo Sistema Fiems em parceria o Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e TV Morena, o ‘Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio’ une forças de duas fortes ações regionais, com contexto de levar serviços básicos à população além de conscientização e mudanças de comportamento.
Desde 2013, o Ação Cidadania já passou por 21 cidades sul-mato-grossenses em 43 edições. Nesse período, o Sistema Fiems e seus parceiros realizaram 241,9 mil atendimentos e receberam 88,3 mil pessoas.
Já o #TodosPorElas foi idealizado pela desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Jaceguara Dantas, a campanha busca ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais, com foco na proteção das mulheres. Desde sua criação, duas caminhadas já foram realizadas para chamar à atenção do público para a importante questão da violência de gênero.