Durante mais um evento da Operação Ferro-velho, desencadeada na noite desta quarta, a partir das 21h40, dois estabelecimentos foram fiscalizados por agentes da Guarda Civil Metropolitana, sendo uma equipe da Patrulha Ambiental, juntamente com as equipes da ROMU (Ronda Municipal) e GEMOP (Grupamento de Especializado de Motopatrulhamento).
A ação visa coibir a compra de material sem comprovação de origem, tais como fios elétricos de cobre, alumínio, equipamento de telecomunicações, tráfico de entorpecentes e o próprio descarte irregular de materiais.
Dois estabelecimentos foram vistoriados, sendo um na rua José Paes de Farias e outro na rua Iporã, ambos situados na região Anhanduizinho, bairro Jardim Jacy.
Durante a fiscalização no estabelecimento da rua Iporã, foi encontrado quantidade expressiva de cabos de fio de cobre sem isolamento sem que a proprietária pudesse apresentar a origem do material. Em decorrência da irregularidade, foi lavrado o auto de infração e aplicada uma multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) com base no artigo 2° da Lei 6436, de 7 de abril de 2020, que proíbe a utilização de cabos e fios de cobre ou alumínio oriundos de redes elétricas, telefonia, TV a cabo e internet de instalações residenciais, comerciais e industriais.
O prazo para recurso foi devidamente informado.