Entre os 68 deputados e deputadas federais eleitos pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022, Mato Grosso do Sul é responsável por eleger a mais jovem em todo o país: com 27 anos, Camila Jara faz parte da nova geração do partido e representa a tão comemorada renovação política.
Camila passou a ser considerada a nova cara da esquerda em MS ao ser eleita vereadora de Campo Grande em 2020, cidade que deu mais de 60% dos votos a Bolsonaro em 2018. Mais jovem e única mulher na Câmara Municipal, mostrou habilidade para fazer política em um território aparentemente hostil e foi quem mais apresentou e aprovou projetos.
Com o mandato considerado o mais produtivo e destaque político de 2021, Camila se credenciou para representar a renovação do partido também em Brasília: foi eleita deputada federal e vai compor a ampliação de cadeiras do PT-MS ao lado de Vander Loubet, eleito para seu 6º mandato.
Durante a comemoração da vitória, realizada na secretaria do MST-MS, Camila Jara fez questão de reafirmar seu compromisso com os movimentos sociais. “Nós vamos mostrar que o Congresso Nacional é um espaço de luta. Em MS, vai ter reforma agrária, vai ter demarcação das terras indígenas, vai ter luta social. O povo quer viver, não apenas sobreviver”, afirmou.
Aproveitou também para declarar seu sentimento de gratidão aos apoiadores e voluntários de campanha. “Eu só posso agradecer a cada um que se dedicou e acreditou que é possível fazer diferente. Nossa luta não é fácil, mas lutam melhor os que têm belos sonhos, e os nossos sonhos são de esperança e de desejo de uma sociedade mais justa”.
Mais mulheres na política
Além de ser a mais jovem entre os parlamentares petistas, Camila Jara é também a única mulher da bancada de Mato Grosso do Sul. Ampliar a representatividade das mulheres nos espaços de poder é, inclusive, uma de suas bandeiras: é idealizadora do Coletivo Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades.
Entre as pautas que Camila Jara defende e vai levar para a Câmara Federal também estão a redução das desigualdades, a defesa dos direitos das mulheres e das minorias e as causas ambientais.
Durante a campanha para deputada federal foram formados grupos de discussão de propostas em diversas áreas, o que resultou em um documento com mais de 100 ideias para ajudar a reconstruir o Brasil. Camila agora trabalha para garantir a eleição do presidente Lula no segundo turno destas eleições.