O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano abre suas portas, em Corumbá, para receber a programação do Festival América do Sul, que começa na próxima quinta-feira (9) e segue até domingo (12).
Além disso, a OCAMP e a Cia de Dança do Pantanal, que nasceram e são vinculadas ao Moinho Cultural, integram a programação do FAS 2023. A OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) se apresenta, junto com a cantora Tetê Espíndola, na Catedral Nossa Senhora da Candelária, na sexta-feira (10), às 9h, com “Acústicas da Natureza”. Já a Cia de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo Fernão Capelo Gaivota no domingo, às 18h, no Jardim da Independência.
“Como pantaneiros e corumbaenses, nos sentimos honrados em integrar, mais uma vez, a programação do Festival América do Sul. Mostrar um pouco do que é produzido por nós, na nossa terra, mostra todo o potencial da arte sul-mato-grossense”, afirma a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.
Programação no Moinho Cultural
Nesta edição do festival, são realizadas quatro oficinas – abertas ao público – nas dependências do Moinho Cultural. Design de souvenir em Viola de cocho, Tecelagem em fios – Faixa Pantaneira e Gravuras em metal, que começaram na segunda-feira (6) e seguem até quinta-feira (9). Já a oficina Olhar Fotográfico 60+, com Bolívar Porto, acontece nos dias 9 e 10 de novembro, das 14h às 16h30.
Na quarta-feira (8), acontece, no Auditório do Moinho Cultural, das 17h às 18h, a seleção de modelos para o Pantanal Fashion, que trará a narrativa das marcas apresentadas.
Já na sexta-feira (10), das 8h às 13h, o Moinho Cultural sedia o “Encontro de Negócios”, uma oportunidade de expansão das marcas e crescimento. Além de favorecer a prospecção de novos contatos e a avaliação de boas oportunidades de negócio, o Encontro terá duas palestras: “De onde eu vim e onde quero chegar”, com o design baiano Dih Morais, e “Um olhar de design e mercado”, com o artista, designer e pesquisador Rodrigo Ambrósio, com a profissional que reúne design e artesanato em seus projetos, Evelin Perdomo, além de lojistas convidados.
Nos dias 10 e 11 de novembro, das 8h às 11h, o Quebra-torto com Letras reúne escritores e os amantes da literatura, no Salão América do Sul, do Moinho Cultural. Encerrando a programação, no domingo (12), às 10h, acontece o workshop “Produção Musical”, com o músico e produtor Luiz Meira, que dividiu o palco com Gal Costa por mais de 20 anos e atua como produtor musical de diversos artistas dentro e fora do Brasil.
A programação completa do festival pode ser acessada no site do FAS 2023: www.festivalamericadosul.ms.gov.br/
Espetáculo Fernão Capelo Gaivota
No domingo, às 18h, a Cia de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo Fernão Capelo Gaivota, que já foi apresentado em diversos municípios sul-mato-grossenses durante uma turnê. A apresentação tem entrada franca e no Jardim da Independência.
“Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma história sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor, que recebe as notas orquestradas nessa adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e que conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original, sendo tocadas pela Orquestra Ouro Preto, e a narração conduzida pela voz da atriz Zezé Motta.