Quando a praça vira palco! Com o propósito de levar arte e cultura para a Praça do Leão, a Cia Pisando Alto estreia neste sábado (06), às 19 horas, o projeto ´Minha Praça é um Circo´ com a apresentação do espetáculo circense ´Gran FinaLLe´. O projeto está sendo realizado com o incentivo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Governo Federal por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O projeto ´Minha Praça é um Circo´ nasceu a partir de apresentações realizadas pela Cia Pisando Alto, no início deste ano, na praça do Leão. “Apresentamos o espetáculo circense ´Fragmentada´ na praça, por meio de um projeto, e a resposta do público foi extremamente positiva. A receptividade e o engajamento da comunidade demonstraram o potencial transformador da arte circense nesse território, gerando um forte pedido por mais atividades culturais no local. Nas apresentações, os participantes (jovens, crianças, adultos e idosos) ressaltaram que nunca haviam recebido apresentações circenses e de espetáculos naquele local e, muitos destes, relataram que nunca haviam assistido a um espetáculo artístico”, detalha Fran Corona, uma das idealizadoras da companhia.
Assim, o projeto busca democratizar o acesso à cultura, fortalecer o vínculo da população com a arte circense e valorizar os espaços públicos como locais de encontro, convivência e fruição artística. “Com ´Minha Praça é um Circo´, reafirmamos nosso compromisso com a formação de público, o fortalecimento da cultura local e a ocupação artística dos espaços públicos, atendendo a uma demanda real da população dos bairros Novos Estados, Estrela Dalva, Coronel Antonino e região”, destaca Moreno Mourão, também idealizador da companhia.
Programação vai de setembro à dezembro!
Ao todo serão quatro apresentações circenses abertas ao público, de setembro à dezembro de 2025 (sendo uma apresentação no primeiro sábado de cada mês). As apresentações serão finalizadas com uma roda de conversa sobre o espetáculo apresentado, como forma de ampliar a fruição artística e aproximar público e artistas.
A programação contará com dois espetáculos do repertório da Cia Pisando Alto: ´Gran FinaLLe´ (em 06 de setembro) e ´Fragmentada´ (em 04 de outubro). Além do espetáculo ´Em busca do Japuka´, com a trupe Japuka de Dourados (em 01 de novembro) e, ´Farofa com Pequi´ (em 06 de dezembro) da Cia Pisando Alto com artistas convidados.
Espetáculo ´Gran FinaLLe´
Um casal de velhinhos alegres, ativos, engraçados. Ela tem ´memória de elefante´. Ele esqueceu até que é esquecido. Ela tem o pé na realidade, ele vive no ´mundo da lua´. São coloridos e cuidadosos, e estão aguardando os filhos, para apresentar um grande espetáculo de circo! Esse é o início do espetáculo ´Gran FinaLLe´, que busca por meio de técnicas circenses compartilhar um pouco da história de artistas de circo, como acontecia a vida nos bastidores, trazendo à tona os percalços da vida cotidiana de um espetáculo, o envelhecer e todos os conflitos gerados emocionalmente, socialmente e profissionalmente.
“Sonhando com o passado brilhante ou com uma realidade que não existe, mas sempre sonhando, e esperando seus filhos e netos que ninguém sabe se realmente vêm, tudo abordado de maneira leve e divertida, trazendo o riso como forma de reflexão”, completa Fran.
O projeto contará com intérprete de Libras em todas as apresentações e rodas de conversa, garantindo a inclusão das pessoas nas atividades culturais. A praça do Leão, local das ações, já dispõe de rampas de acesso, piso tátil e assentos de concreto, elementos fundamentais para a mobilidade com segurança e autonomia. Além disso, serão disponibilizadas cadeiras para grupos prioritários.
Serviço: o projeto ´Minha Praça é um Circo´, da Cia Pisando Alto, estreia neste sábado (06), às 19 horas, com a apresentação gratuita do espetáculo circense ´Gran FinaLLe´, na praça do Leão (rua Marquês de Leão, esquina com a rua Tabaúna, no parque Novos Estados). Mais informações pelo telefone/whatsapp (67) 99169-0788 e pelo Instagram do grupo @pisando.alto.
Realização: Cia Pisando Alto.
Investimento: Fundac | Prefeitura de Campo Grande.
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ministério da Cultura | Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Apoio cultural: Fecomércio MS – Sistema Comércio | Sesc.