• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quarta-feira, Junho 18, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Cultura

MC Anarandá e o multi-instrumentista Ivan Cruz sobem ao palco do Som da Concha neste domingo

Redação Capivara News by Redação Capivara News
27 de Novembro de 2022
in Cultura, Entretenimento
0
MC Anarandá e o multi-instrumentista Ivan Cruz sobem ao palco do Som da Concha neste domingo
Share on FacebookShare on Twitter

Neste domingo (27) sobe ao palco do projeto Som da Concha, a partir da 18h, a MC Anarandá com rap indígena e o multi-instrumentista Ivan Cruz. As apresentações musicais acontecem na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas.

PEHENDU ORE NÊ’Ê – ESCUTA NOSSAS VOZES é um show de rap ancestral onde MC Anarandà ecoa as vozes das Mulheres Guarani e kaiowá através de suas letras que mescla português e guarani, com ritos e rezas tradicionais. Na abertura, um encontro místico que na mescla do trabalho da DJ desperta para uma sonoridade única e uma autenticidade artística e sonora.

Post+

TransCine encerra projeto com sessão especial no Dia do Cinema Brasileiro em Campo Grande

Asilo São João Bosco mergulha na poesia de Manoel de Barros em exposição da Energisa

Ana Lucia Rossate tem 24 anos e é professora de Guarani, atleta, atriz, locutora na Rádio Indígena da Aldeia Bororó (Dourados), Digital Influencer e acadêmica em Gestão Ambiental na UFGD, mas é, principalmente, Cantora/Rapper e conhecida como Anarandá.

Indígena da etnia guarani-kaiowá, nasceu na Aldeia Guapoy, em Amambai, e mudou-se para Dourados para ingressar no curso superior e impulsionar sua carreira. Em Dourados, vive com seu filho de 4 anos, e com duas sobrinhas adolescentes, adotivas. Assim divide a carreira profissional com trabalho na casa, e tem produzido conteúdo para internet. Atua com atriz, realiza shows e palestras online, sempre falando se seu trabalho musical, ancestralidade, resistência, as dificuldades das comunidades, mas também do talento que existe nas comunidades tracionais. Tem formado parceria com o Brô MCs, primeiro grupo de rap Indígena do Brasil.

Sua carreira começou em um festival de música em Amambai, onde ficou em terceiro lugar e ganhou o prêmio representando a cultura hip hop, estilo rap. Depois nunca mais parou. Já integrou o grupo Refletir MC’s, a convite do indígena kadiwéu e amigo MC Fabio Vogado, e hoje segue carreira solo.

Suas letras autorais têm cunho social, revolucionário de resistência e força feminina em vários aspectos, retratando a violência sofrida pelas mulheres na música. Com Feminicidio ela conseguiu em 2020, graças a Lei Aldir Blanc, gravar seu primeiro videoclipe que está no Youtube, trabalho que tem ajudando muito a divulgar seu talento e empoderar as mulheres indígenas a denunciarem as mais diversas formas de violência.

A voz amplificada de combate à violência de gênero também apontou caminhos para abordar outro drama: o do preconceito étnico-racial. “Canto rap porque é algo muito realista. Ele conecta as pessoas. O rap traz a reflexão da realidade, a vida e a forma de viver. Só por meio do rap a gente é ouvida de verdade. Alguns dirão que o rap está distante das comunidades tradicionais, porém há cada dia mais e mais jovens interessados nesse gênero agregador e nesta minha proposta que quer trazer a ancestralidade, os anciãos e os instrumentos tradicionais”, afirma a cantora.

Com muitos seguidores nas redes sociais, Anarandá está produzindo, com direção musical de Vinil Moraes, seu primeiro disco robusto com arranjos profissionais, trazendo o protagonismo da mulher indígena na música e na arte da língua ancestral, pois as músicas possuem batidas características do rapper com elementos tradicionais como o MBaraká e o takuapu e cantos de rezas em coro com bases sólidas e harmônica.

Neste show Ivan Cruz apresenta suas composições instrumentais que fazem parte do primeiro CD e também algumas músicas de uma nova leva de criações. O músico multi-instrumentista tem atuado desde adolescente em diversas áreas da música, porém com o foco principal no violão solo instrumental.

Teve sua formação no estado de SP, onde nasceu. Começou a estudar música em Itanhaém com Eduardo Martinelli, desde cedo já se apresentava em concertos de violão solo e em grupos, e como violoncelista da Orquestra Municipal de Itanhaém pela baixada santista, além da experiência em paralelo com a música popular através de grupos de rock e MPB com quem tocava guitarra, e também já como professor de música.

Em 2001 foi vencedor do V Concurso nacional de violão “Musicallis” e segundo colocado no XII Concurso Nacional de Violão “Souza Lima”, na categoria de até 18 anos na cidade de São Paulo. Esteve em diversos cursos, seminários e festivais de violão pelo Brasil, onde teve aulas e contatos com alguns dos grandes nomes do violão do Brasil e do mundo, estudou violão erudito e popular na antiga ULM, e é bacharel em violão pela UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Vivendo em São Paulo durante a graduação, continuou tocando guitarra e também violão com grupos de música popular e grupos de teatro, e violão em grupos de choro. Na música erudita de câmara foi integrante por quatro anos do Trio UNESP de violões, projeto de extensão universitária com o qual se apresentou na capital e pelo interior do Estado de São Paulo periodicamente durante os anos que o integrou. Foi violonista, guitarrista, diretor e arranjador do grupo de música instrumental “Carranca”, tendo este se apresentado pela cidade de São Paulo em 2007 e 2008.

Em 2009 muda-se para Campo Grande/MS para ser professor substituto de violão na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e contrabaixista da Orquestra Municipal de Campo Grande, a qual integra até hoje. Desde então vem concretizando intensa atividade no Estado como instrumentista, arranjador, compositor e professor.

Além de inúmeras apresentações pela capital e interior do Estado com a Orquestra Municipal e outros grupos, se apresentou na Bolívia com a “Orquestra Barroca do Mato Grosso do Sul“, no Chile com o grupo “Brasil Opus Musica”, numa pequena turnê pelo Estado de São Paulo e em Portugal como bandolinista no grupo ”Choro Opus Trio”, com o qual gravou um álbum patrocinado pela Petrobrás chamado “Descendo o Sarrafo”, em 2012.

Foi diretor, arranjador, compositor e instrumentista no grupo de música autoral “Iucatan”, tendo gravado o álbum “Sinalizadores” com patrocínio da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul. Em 2015 lança seu primeiro álbum autoral intitulado somente “Ivan Cruz”, divulgado em concertos em universidades, teatros e centros culturais. Em 2018 participa da final do “1ºPrêmio Nacional de Violão Popular Chico Mário” obtendo a 4º colocação entre dezenas de violonistas de todo o país. E em 2019 consegue o 3º lugar no “Concurso nacional de violão de Teresina – PI”.

Em 2020 teve uma composição chamada “Campanelas” na programação do 55º FEMUP de Paranavaí -PR, selecionada entre centenas de músicas no país. Também com uma composição foi finalista em 2021 de mais um Festival nacional, dessa vez da Rádio MEC, com a música “Baião Wagão”. Além do trabalho solo mais voltado à música de concerto, atua também em parceria com alguns dos grandes nomes da música instrumental da região, e também com grupos de choro, forró e MPB.

Tags: cultura
Post

Domingo de tempo firme e calor de 36°C em MS

Próximo

Mulher é morta a facadas durante bebedeira e uso de drogas pelo namorado e “amigo”

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

TransCine encerra projeto com sessão especial no Dia do Cinema Brasileiro em Campo Grande
Campo Grande

TransCine encerra projeto com sessão especial no Dia do Cinema Brasileiro em Campo Grande

by Redação Capivara News
2025/06/17
0

Na quinta-feira, 19 de junho, quando o país celebra o...

Ler mais...
Asilo São João Bosco mergulha na poesia de Manoel de Barros em exposição da Energisa

Asilo São João Bosco mergulha na poesia de Manoel de Barros em exposição da Energisa

2025/06/15
Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” leva arte e emoção ao interior de MS

Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” leva arte e emoção ao interior de MS

2025/06/15
Jovem do Moinho Cultural conquista residência na Orquestra Sinfônica Brasileira

Jovem do Moinho Cultural conquista residência na Orquestra Sinfônica Brasileira

2025/06/15
Do Mangue ao Cerrado: Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande

Do Mangue ao Cerrado: Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande

2025/06/14
Arraial de Santo Antônio começa em grande estilo com shows, casais apaixonados e festa lotada

Arraial de Santo Antônio começa em grande estilo com shows, casais apaixonados e festa lotada

2025/06/13
MS ao Vivo do próximo domingo terá show gratuito de Atitude 67 no Parque das Nações Indígenas

MS ao Vivo do próximo domingo terá show gratuito de Atitude 67 no Parque das Nações Indígenas

2025/06/13
Arraial de Santo Antônio reúne pratos típicos e preços populares na Praça do Rádio Clube em Campo Grande

Arraial de Santo Antônio reúne pratos típicos e preços populares na Praça do Rádio Clube em Campo Grande

2025/06/12
Bioparque Pantanal é destino ideal para curtir o feriado com conhecimento e natureza

Bioparque Pantanal é destino ideal para curtir o feriado com conhecimento e natureza

2025/06/12
1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa destaca sabores e talentos da produção artesanal

1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa destaca sabores e talentos da produção artesanal

2025/06/11
Ler mais...
Próximo
Mulher é morta a facadas durante bebedeira e uso de drogas pelo namorado e “amigo”

Mulher é morta a facadas durante bebedeira e uso de drogas pelo namorado e "amigo"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Morre rapaz que teve overdose durante um programa sexual, em Nova Andradina

Morre rapaz que teve overdose durante um programa sexual, em Nova Andradina

11 de Janeiro de 2025
Motociclista morre ao colidir contra van de trabalhadores, na BR-163

Motociclista morre ao colidir contra van de trabalhadores, na BR-163

10 de Janeiro de 2025
Jovem morre, após comer 100 seriguelas com caroço, em Campo Grande

Jovem morre, após comer 100 seriguelas com caroço, em Campo Grande

10 de Janeiro de 2025
Mãe perde luta e vida pra depressão, após desaparecimento do filho, na Capital

Mãe perde luta e vida pra depressão, após desaparecimento do filho, na Capital

25 de Janeiro de 2025
FOTOS: Rolê no Tortuga “dá ruim” com 200 abordados, 7 presos e 23 veículos removidos

FOTOS: Rolê no Tortuga “dá ruim” com 200 abordados, 7 presos e 23 veículos removidos

24 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Lei do Pantanal: proposta entregue prevê ampliar proteção e reduzir desmatamento

Lei do Pantanal: proposta entregue prevê ampliar proteção e reduzir desmatamento

29 de Novembro de 2023
Polícia prende jovem que pichou ameaça em muro de agente penitenciário de MS

Polícia prende jovem que pichou ameaça em muro de agente penitenciário de MS

21 de Julho de 2021
Arraial de Santo Antônio segue até terça-feira em parceria com 34 entidades assistenciais

Arraial de Santo Antônio segue até terça-feira em parceria com 34 entidades assistenciais

11 de Junho de 2023
Semana começa com tempo instável, com possibilidade de chuva em diferentes regiões

Semana começa com tempo instável, com possibilidade de chuva em diferentes regiões

27 de Novembro de 2023
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.