O Mesa Ao Vivo, maior circuito de experiências gastronômicas do Brasil, fará sua estreia este ano em Mato Grosso do Sul. Nos dias 14 e 15 de agosto, Campo Grande será palco de uma intensa programação gratuita que reúne alguns dos principais chefs do país ao lado de grandes talentos da cozinha regional, promovendo um encontro entre turismo gastronômico, conhecimento e cultura em torno do tema “Sabores do Mato Grosso do Sul: uma cozinha que nasce do Pantanal, das fronteiras e da biodiversidade”.
Ao longo dos dois dias, o público poderá acompanhar aulas-show, palestras, debates e experiências conduzidas por profissionais que são referência na gastronomia nacional, mediante inscrição pelo site da Prazeres da Mesa. Entre os chefs que participam da programação estão Rodrigo Oliveira (Mocotó), Jefferson Rueda (A Casa do Porco), Ivan Ralston (Tuju), Mara Salles (Tordesilhas), Ian Baiocchi (Grupo Iz), Cadu Evangelisti (Broca), Jessica Trindade (Chez Claude e Madame Olympe), Marcos Livi (Grupo Bah), Flávia Quaresma e Lucas Corazza.
Organizado pela Prazeres da Mesa em parceria com o chef e pesquisador Paulo Machado, reconhecido pelo trabalho de valorização da cozinha pantaneira, o Mesa Ao Vivo Mato Grosso do Sul também destaca o protagonismo da gastronomia local em aulas que exploram a riqueza dos ingredientes e saberes do Pantanal e das fronteiras com Paraguai e Bolívia. Chefs como Ricardo Cher, Juanita Battilani, Indiara Múcio, Magda Moraes, Maria das Graças de Oliveira, Paco Kawijian, Marcílio Galeano, Arildo Flores, Lucas Caslu, Sylvio Trujillo, Marlon Libório e Fábio Hasegawa vão versar sobre temas como erva mate, sobá de Campo Grande, Corredor Bioceânico, lambreado pantaneiro e hi-hi, entre muitos outros.
A grade inclui ainda palestras conduzidas por Ivan Achcar, Jefferson Rueda e Mohamad Hindi, além da exibição do documentário “Mulheres da Fronteira – Uma Comitiva de Sabores pelo Pantanal”, dirigido por Paulo Machado, que percorreu as cozinhas do Pantanal para contar a história de mulheres que preservam tradições, fortalecem comunidades e mantêm viva a identidade gastronômica da região. Também farão parte do Mesa Ao Vivo Mato Grosso do Sul o festival Farofa do Brasil, com barracas de produtores artesanais de todo o país, uma feira de vinhos nacionais e a experiência em torno do universo do churrasco A Ferro e Fogo, comandada por Marcos Livi.
“O Mesa ao Vivo é um dos eventos mais desejados da gastronomia brasileira porque reúne o que há de mais contemporâneo na cozinha, valoriza grandes chefs, pequenos produtores, cultura, pesquisa e educação gastronômica”, sublinha o chef Paulo Machado. “É a oportunidade perfeita para apresentar ao Brasil toda a autenticidade da gastronomia de Mato Grosso do Sul.” Diretora da Prazeres da Mesa e sócia do núcleo Mundo Mesa, que realiza o circuito Mesa Ao Vivo por todo o Brasil, Mariella Lazaretti reforça a importância de o projeto chegar ao Mato Grosso do Sul. “Para nós é uma alegria alcançar mais um estado, neste caso uma região que tem muito pouca divulgação e que acreditamos ter uma riqueza gastronômica imensa, com muita biodiversidade, o Pantanal, rios, peixes e ingredientes de que os brasileiros ainda não têm conhecimento, além das técnicas que misturam três países – Brasil, Paraguai e Bolívia – e saberes indígenas e negros”, acrescenta.
O evento tem como principal apoiadora a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) e faz parte de uma estratégia de fortalecimento da região como destino de turismo gastronômico. “Fico muito feliz de recebermos a primeira edição do principal evento de gastronomia do país, o que reforça o posicionamento do Mato Grosso do Sul também quanto à sua identidade gastronômica”, afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS.
Jantares Magnos e a exclusiva noite da “Pizza dos Chefs”
A grande festa da gastronomia pantaneira vai começar antes mesmo da abertura oficial do evento. No dia 13 de agosto, a partir das 20h, a Tasto Forneria & Pizzaria Napolitana sedia a Pizza dos Chefs – uma noite descontraída em que Cadu Evangelisti, Mohamad Hindi, Mara Salles, Ivan Achcar e Igor Yukio (Aizomê) vão preparar um rodízio de pizzas autorais para um público de 100 pessoas, acompanhadas de drinks e DJ ao vivo.
Nos dias 14 e 15 de agosto acontecem os tradicionais Jantares Magnos, em que chefs convidados elaboram menus colaborativos com os anfitriões em experiências únicas em torno da boa mesa. No dia 14, Fábio Hasegawa, chef do Território Ristorante, recebe Rodrigo Oliveira, Ian Baiocchi, Flávia Quaresma, Marcos Livi e Jefferson Rueda. Já no dia 15, o Origens 67, no Hotel Slaviero, recebe Paulo Machado, Mara Salles, Jessica Trindade, Mohamad Hindi, Cadu Evangelisti e Indiara Múcio para um jantar que celebra os ingredientes e os sabores do Pantanal.




















