Após um pré-lançamento de estrondoso sucesso, o livro “Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse” será lançado em Campo Grande na próxima terça-feira, dia 2 de julho, das 16h às 20h, na cafeteria Doce Lembrança, onde o autor Jander Gomez receberá amigos e leitores para uma conversa sobre o seu mais novo trabalho. O projeto foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Mato Grosso do Sul (FIC-MS).
Ao todo, foram impressos mil livros nesta primeira edição, que está sendo distribuída gratuitamente. Desses, mais de 800 já foram entregues a escolas, universidades, bibliotecas, órgãos de cultura e público geral. Foi realizado um pré-lançamento pelo site do autor, por meio do qual todos que se cadastraram receberam um exemplar. Ao todo, foram mais de 450 livros entregues somente por meio do site em apenas 45 dias, um sucesso que superou todas as expectativas. “Eu não esperava essa recepção, na verdade foi uma experiência. Todo autor tem o desejo que as pessoas leiam suas histórias e gostem, se interessem, mas acho que esse livro me surpreendeu muito. É algo que ainda não mensurei”, define Jander.
“Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse” é um romance que conta a história de Tomás, um jovem negro e pobre que muda muito cedo de Corumbá para Campo Grande após o falecimento do pai. Por meio do personagem, que precisa lidar com o trauma da morte do pai ao mesmo tempo que tenta conciliar trabalho e estudo para ajudar a mãe com as necessidades básicas da casa, a obra retrata as vivências dolorosas do luto, a revolta contra a opressão do sistema comerciário, a ideação suicida, a descoberta da sexualidade, entre outros temas.
“O que aproximou o público da história, além do drama contemporâneo, foi que o livro não é só uma história LGBTQIA+, é uma história de relação familiar. É uma história sobre a relação entre um jovem e uma mãe, sobre as descobertas que o Tomás vai fazendo ao longo da história, que vão transformando ele, e sobre o impacto disso, que é muito conflitante”, resume Jander, que é autor de outros três livros, “Re+Começar”, “Ponto Cego” e “O Bicho que Me Falta”, e revela que todas as obras são conectadas de alguma forma. O livro “O Bicho que Me Falta”, sua primeira obra de poesia, foi destaque entre as 20 melhores produções LGBTQIA+ do ano de 2022 no 30º Festival Mix Cultural de São Paulo.
As ilustrações da capa do livro, que retratam de forma sensível a história contada, foram feitas pelo artista visual Ricardo Caldeira, de Brasília, em coparceria com Fabrício Martins. “Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse” também será lançado em Terenos, cidade onde o autor foi criado, dia 9 de julho, no Centro Cultural Ramez Tebet, a partir das 19h. Jander Gomez levará a obra para a Feira Literária de Bonito (Flib), já em segunda edição. “Não sei que proporção esse livro vai tomar daqui pra frente, mas sei que até aqui cumpriu muito bem o papel dele”, completa.
Serviço: O livro “Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse”, do escritor Jander Gomez, publicado pela Life Editora, será lançado em Campo Grande na próxima terça-feira, dia 2 de julho, das 16h às 20h, na cafeteria Doce Lembrança, localizada na Rua Dom Aquino, nº 2.055 – Centro. Nessa ocasião, o livro terá distribuição gratuita. A primeira edição foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais do Mato Grosso do Sul (FIC-MS).