Na noite de sexta-feira (18), A Polícia Federal de Corumbá aprendeu 231 toneladas de Acetato de Etila, insumo químico que pode ser usado no refino de cocaína, no pátio de uma empresa de transporte de cargas em Corumbá. O material chegou na cidade em cinco caminhões de uma empresa fornecedora localizada em São Paulo.
As toneladas do insumo apreendido possui valor aproximado de R$ 3 milhões e teria como destino uma empresa boliviana localizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
De acordo com a Polícia Federal, os agentes constataram a irregularidade no transporte e recebimento da carga durante fiscalizações, e suspeitaram de uma empresa compradora do produto na Bolívia, que poderia estar desviando o material para na verdade ser utilizado no refino de cocaína em território vizinho.
Segundo peritos criminais da Polícia Federal, o Acetato de Etila está presente em mais de 87% das amostras de cocaína apreendidas no Brasil.
Não houve prisões, porém todos os autuados infringiram o disposto na Lei 10.357/2001 e poderão responder tanto administrativamente quanto criminalmente, de acordo com suas responsabilidades.
Denúncia
A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9202 8240.
Informações de acordo com o site Capital do Pantanal.