O Instituto Mirim de Campo Grande realizou o quinto ciclo de capacitação dos beneficiários do Programa de Inclusão Profissional (Proinc), com mais de 170 inscritos lotados em sete pastas do Poder Público Municipal. A qualificação aconteceu no auditório da instituição na tarde desta quarta-feira (15).
Os beneficiados pelo programa tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres do Programa Assistencial de Inclusão Profissional, que passou por reformulação em 2022. “Essa ação é importante pois oferece a este público, um panorama do que envolve o programa e a finalidade da chance oferecida a essas pessoas. Muitas delas chegam ao nosso encontro em alto estado de vulnerabilidade”, aponta o diretor-presidente Fundação Social do Trabalho (Funsat), Paulo Silva.
Ainda sobre a condição social e perspectiva inicial dos solicitantes do Proinc, a pasta tem direcionado mudanças para um atendimento mais humanizado desse público. É o que aponta o diretor-adjunto da Funsat, João Henrique Lima Bezerra. “O intuito é que a Fundação esteja mais presente, mais acessível e capaz de incorporar melhor as necessidades das comunidades que necessita de apoio para ingressar no mercado”.
No que diz respeito à importância da capacitação no Proinc, a coordenadora de Educação Profissional da Funsat, Adriana Assis Silva, é objetiva na consideração de incrementação do programa. “Não basta apenas preencher as vagas para inclusão. É preciso fazer, com que, essa experiência do beneficiário, seja base depois para maior competitividade no mercado de trabalho, resultado que se atinge, quando ele entende o contexto da oportunidade dada, e mesmo assim segue buscando aprimoramento. As palestras são parte das ferramentas disso, assim como os cursos gratuitos que oferecemos”, explica.
A meta da Prefeitura, com ciclos rotativos de capacitação, é a de atender beneficiários do Proinc em todas as pastas do Executivo Municipal, durante seis agendas, até o dia 28 de fevereiro. O objetivo é um atendimento mais amplo e humanizado aos cidadãos, identificados com problemas graves de empregabilidade para o ajuste nas vagas do Proinc.