Apresentar soluções para problemas reais da indústria como atividade prática de aprendizado é o principal foco do desafio Inova Senai 2023. As equipes de alunos das unidades de Mato Grosso do Sul que possuem projetos para otimizar os processos industriais podem se inscrever até o dia 10 de julho pelo link https://plataforma.gpinovacao.senai.br/
Neste ano, os projetos devem seguir o tema “Sustentabilidade na indústria – Como as empresas podem inovar em suas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) para garantir um futuro mais sustentável”.
O Inova Senai faz parte da Saga Senai de Inovação e é uma reposta as exigências do mundo do trabalho por profissionais criativos, autônomos, que saibam trabalhar em equipe e resolver problemas complexos. De acordo com a gerente de vendas e educação do Senai, Cecília Fraga, o programa oferece suporte técnico, capacitação, mentorias e recursos para que os alunos possam transformar suas ideias e projetos em realidade.
“A intenção é estimular a criatividade, o espírito empreendedor e a aplicação de soluções inovadoras em diversos setores, como indústria, tecnologia, meio ambiente, energia, entre outros. Além disso, o projeto conecta o aluno à indústria, ampliando assim possibilidades na caminhada profissional deles”, ressaltou a gerente.
Ao final do programa, é realizada uma mostra, com foco em validação de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, prototipagem até a apresentação e negociação com possíveis investidores. As equipes podem ser compostas de até cinco alunos de diferentes cursos técnicos do Senai, sendo um instrutor responsável pela inscrição.