Com a parceria das instituições Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e Wetlands International Brasil, o Museu da Imagem e do Som (MIS) abriu exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som”, no último sábado (20) e segue com a programação até 31 de maio. A exibição conta com um conjunto de fotografias da Iniciativa AquaREla Pantanal, na unidade da Fundação de Cultura de MS (FCMS). As imagens estão disponíveis em formato interativo – impresso e vídeos – para maior experiência do público.
Nas fotos, são apresentadas as ações desenvolvidas pela AquaREla Pantanal e a soma dos resultados obtidos até o momento, contando com a participação decisiva das comunidades da região na produção de mudas nativas e em plantios nas áreas de restauração do Pantanal.
Além das imagens das etapas do trabalho de restauração ecológica, fazem parte da exposição os registros do combate aos incêndios florestais, do Centro de Proteção Ambiental, material do Corpo dos Bombeiros/Brigadistas, que enfrentaram bravamente os múltiplos focos de incêndios no Bioma, ocorridos em 2020.
A Mostra integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que é realizada anualmente em todo Brasil e, esse ano, tem como propósito apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Durante a solenidade de abertura, Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, frisou a participação das organizações sociais e o trabalho desenvolvido até o presente. “Uma exposição dessa magnitude engrandece, ainda mais, e destaca o empoderamento das nossas comunidades locais e suas lideranças, em especial as mulheres, na conservação ambiental. Que possamos trabalhar cada vez mais para a sociobiodiversidade com as diferentes ações, porém orquestradas, que desenvolvemos Pantanal, a maior área úmida do planeta”, explana.
A gerente de Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, agradeceu a interação entre as instituições e pontuou a importância do tema. “As parcerias são essenciais para que o nosso trabalho aconteça. O tema Meio Ambiente provoca uma reflexão e trazê-lo durante uma exposição é uma forma de repensarmos sobre as questões climáticas, em especial o bioma pantanal”, diz.