A Capital sul-mato-grossense recebe, entre 4 e 7 de novembro, o I Festival Campo Grande Caminhos do Tango. Bailes com apresentações, aulas com grandes nomes do tango e comidas típicas da região, além de um verdadeiro show de tango na abertura, integram a programação do evento.
Idealizadora do festival, Camilla Marques, que também atua como professora de tango, bailarina e coreógrafa, conta que a ideia de fazer um festival em Campo Grande surgiu logo após começar a estudar a dança.
“Fiquei bem encantada com o tango e comecei a me dedicar para estudar ainda mais. Queria que esse encanto chegasse a mais pessoas, em quatro meses, já estava com a ideia do festival formatada. Pensei no festival justamente para fomentar o tango aqui e para proporcionar um momento de aprendizado maior sobre o estilo”, afirma.
Com a primeira edição do festival, a intenção, conta Camilla, é inserir Campo Grande na rota nacional do tango, além de trazer conhecimento técnico sobre a dança com renomados professores.
Ao longo do festival, serão 12 horas de aulas com professores como Paula Emerick e Juliano Andrade, campeões do Campeonato de Baile de la Ciudad de Buenos Aires (categoria Milongueros del Mundo), campeões brasileiros de tango pista e finalistas do Campeonato Mundial de Tango em 2017 e 2019.
Os premiados Luciana Mayumi e Mário Sérgio Junior (campeão brasileiro na categoria tango, valsa e milonga em 2018), também estão confirmados no festival. Juntos, eles desenvolvem um trabalho artístico e pedagógico, além de organizarem eventos dentro do calendário tangueiro do Brasil e Argentina.
O coreógrafo gaúcho Rafael Bittencourt, duas vezes campeão brasileiro, sendo a última em 2019, na categoria tango acenario, já atuou em importantes shows como “Café Tortoni” e “Sr. Tango”, e vem somar a esse super time. Convidado por Camilla Marques, os dois estão desenvolvendo juntos o espetáculo de abertura do festival, que tem a direção coreográfica toda de Rafael.
O festival começa no dia 4 de novembro, com um espetáculo de abertura que leva o mesmo nome do Festival, Caminhos do Tango. No palco, bailarinos locais e grandes nomes do tango no país vão mostrar um pouco da dança, que tem adeptos no mundo inteiro e é considerada patrimônio imaterial da humanidade.
Na sexta-feira (5), após o credenciamento, tem a milonga de abertura, com apresentação de artistas de tango convidados e um cardápio todo inspirado nas comidas típicas de Mato Grosso do Sul.
Sábado (6) e domingo (7) contam com a parte pedagógica do festival, no Shopping Bosque dos Ipês. No sábado, além das aulas, acontece a milonga de gala, com apresentação dos professores do evento e, por último, comidas típicas da culinária argentina. O último dia de festival terá, além de mais aulas, o evento “Tango na Rua”, que vai ocupar o Parque das Nações Indígenas.
Apoiam este evento o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Sectur, além da UFMS, Campo Grande Destination, Shopping Bosque dos Ipês, Luminis Escola de Dança, Tangoo Vip by Camilla Marques, Silmolina Clothes & Tango; Balada Buffet, Evidance Artigos para Dança, Singulus Cia de Dança, Tchê Tango by Daniel Oviedo e Mariana Casagrande, Dika Comunicação Integrada, Exclusiva Locação de Trajes e Confraria do Tango.
Inscrições
As inscrições para o I Festival Campo Grande Caminhos do Tango já estão abertas. Os interessados podem procurar, no Instagram, por @camillamarquestango, @caminhosdotangocg ou diretamente no telefone (67) 99243-3752.
Assessoria.