Nesta sexta-feira, dia 11 de julho, Dia do Socorrista, é uma data que convida à reflexão sobre o papel essencial desses profissionais que dedicam suas vidas a salvar outras, muitas vezes em cenários extremos e sob forte pressão.
Presentes ao longo da BR-163/MS, os socorristas da MSVia, uma empresa da Motiva, são treinados para agir com rapidez, empatia e precisão. E foi justamente essa combinação de preparo e humanidade que salvou a vida do pequeno Victor Miguel Fernandes, de apenas 1 ano e 6 meses, após um grave engasgo em Rio Verde de MT.
O incidente aconteceu durante o almoço. O pequeno Victor se engasgou e a mãe, Larissa Elen Fernandes Chaves, de 20 anos, ficou aflita e procurou por ajuda. Ela lembra com emoção do momento em que percebeu o filho sem conseguir respirar. “Eu senti um alívio e um agradecimento enorme. Agradeço por meu filho estar vivo ainda. Eles são heróis e são importantes para minha família e para muitas. Sem eles, não sei o que seria do meu filho. Tenho uma enorme gratidão por todos”, disse.
Após o engasgo, Larissa não pensou duas vezes. Moradora de Rio Verde de MT e próxima à BR-163, correu até a base de atendimento da MSVia, buscando socorro.
A cena mobilizou a equipe de resgate, formada pelos socorristas Wesley Fernandes, Lucas Ferreira e Fernando Morais. Larissa chegou com Victor nos braços já inconsciente. Com agilidade e preparo, a equipe iniciou manobras de desobstrução das vias aéreas. Na segunda tentativa, a criança voltou a respirar. A equipe permaneceu com a família e conduziu Victor ao hospital para cuidados adicionais.
Para o socorrista Wesley, o atendimento foi também pessoal: “Já vivi algo parecido com a minha filha. Um vizinho ajudou e isso me motivou a estar do outro lado hoje. Quando vi o menino chorar, a mãe ficou tão feliz e chorava ao mesmo tempo. Foi indescritível.”
Já Lucas ressaltou o valor emocional da profissão: “A gente está aqui de coração. É gratificante demais. Não tenho filhos, mas penso nos meus sobrinhos. A gente faz isso por amor.”
Fernando destaca a entrega exigida pelo trabalho: “Deixamos nossas famílias para cuidar de outras. Ver a mãe desesperada e depois poder entregar a criança nos braços dela, respirando, não tem preço.”
A equipe atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, e está sempre pronta para atender emergências na BR-163. Para eles, o trabalho vai além de protocolos: é vocação. Quando perguntados sobre as palavras que definem ser socorrista, não hesitam.
Para Fernando a palavra é resiliência, já para Lucas, o significado da profissão é paixão e para Wesley, a escolha foi salvar vidas.
Larissa finaliza dizendo do quão importante lembrar desses profissionais e que os condutores que trafegam pela BR-163/MS sigam com atenção pela rodovia. “Eu diria para que os motoristas sigam as orientações de trânsito, tenham cuidado e caso um dia precisarem, eu sei que os nossos socorristas estarão prontos para atender. A nossa vida é muito importante”.
A MSVia conta com mais de 180 socorristas atuando ao longo da BR-163/MS, distribuídos estrategicamente nas Bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Esses profissionais estão prontos para responder com agilidade e excelência a qualquer emergência, 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo mais segurança e cuidado a quem trafega pela rodovia.