Bandidos invadiram o hangar do aeroporto de Aquidauana a 135 quilômetros de Campo Grande e levaram três aeronaves na madrugada desta segunda-feira (6). Conforme apurado, foi um grupo com 18 pessoas que cortaram a cerca do local e renderam os vigias para que abastecessem os aviões para decolarem.
Em seguida, testemunhas ouviram o som dos aviões decolando um atrás do outro. Conforme registros da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), eram aviões do cantor Almir Sater, do pecuarista Zelito Ribeiro, irmão do prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, e da família do ex-prefeito José Henrique Trindade.
Os aviões são do modelo Bonanza V35B PT-ING, Cessna 182 PT-DST e Cessna 182 PT-KD e a Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) já está investigando o caso. Os aviões valem entre R$ 600 mil a R$ 800 mil.
O que se sabe é que entre os bandidos existem brasileiros e estrangeiros, porque alguns falavam em espanhol. A polícia acredita que o roubo das aeronaves tem com objetivo servir ao tráfico de drogas.
Titular da Dracco, a delegada Ana Cláudia Medina, disse que a FAB (Força Aérea Brasileira) foi acionada por conta dos radares instalados pelo Governo Federal. “Acionamos a FAB para ver se plotaram as rotas das aeronaves, mas ainda não podemos confirmar nada”, declarou.